Ematerce trabalhando na recuperação e expansão da Cajucultura do Ceará

28 de novembro de 2018 - 09:16 # # #

Ascom / Antonio José de Oliveira antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), vem implementando o Programa de Expansão e Recuperação da Cajucultura no Estado do Ceará. Ressalte-se que a cultura do Caju apresenta posição de destaque, no cenário nacional, no tocante à sua exploração econômica.

Para o assessor estadual da Cajucultura, no âmbito da Ematerce, Eng° Agrº Egberto Targino Bomfim, o cultivo abrange todo o litoral, estendendo-se a diversos municípios do semiárido, constituindo uma das poucas e rentáveis opções de exploração da Agricultura local e regional. Informou Targino que a Cajucultura ocupa, até a presente data, uma área total colhida 346.965 hectares, sendo 241.895 hectares de cajueiro comum e 105.070 hectares e cajueiro-anão precoce. Acrescentou que, em 2017, alcançou uma produção de Caju comum de 34.936 toneladas. Já a produção de caju-anão precoce foi de 33.868 toneladas.

Frisou o assessor estadual da Ematerce que existe ainda a predominância, no cultivo do cajueiro comum, de idade avançada, porte alto, submetido a manejos inadequados e, consequentemente, com baixos níveis de produtividade. No entanto, perceber-se que uma série de transformações estão acontecendo, na Cajucultura, provocando impactos significativos na produtividade e na renda dos produtores.

Ressalte-se que, como protagonistas do processo, estão a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) na coordenação; a Ematerce, na execução. Já a Embrapa Agroindústria Tropical tem atuação na área da pesquisa, além de algumas instituições estaduais, não menos importantes, engajadas no trabalho de desenvolvimento sustentável da Cajucultura no Estado do Ceará.