Ematerce presente no lançamento do Plano de Ação Territorial para o Desenvolvimento da Cajucultura

10 de dezembro de 2018 - 09:22 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

O Plano de Ação do Desenvolvimento Territorial da Cajucultura no Litoral Leste , foi lançado no início de dezembro de 2018, no auditório do antigo IFCE de Aracati e contou com a participação de 12 instituições parceiras, dentre elas: as prefeituras e Secretarias Municipais de Agricultura de Aracati, Beberibe, Fortim e Cascavel, o Banco do Nordeste, a Ematerce, o Sebrae, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, a Embrapa, a Adagri, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o Sinrural, a FAEC e 80 cajucultores da região, além de outros convidados, inclusive o prefeito de Aracati, Bismarck Maia e o Superintendente do BNB, dentre outras autoridades. O evento também contou com as presenças dos assessores da cajucultura da Ematerce e SDA, os Agrônomos Egberto Targino e José Paz, respectivamente.

O Plano de Ação do Desenvolvimento Territorial da Cajucultura no Litoral Leste Cearense, objetiva agregar 80 cajucultores dos municipios de Aracati, Fortim, Cascavel e Beberibe no sentido de aumentar em 30% a rentabilidade do produto, a curto prazo e, facilitar a integração entre as instituições e os produtores. Outro objetivo é agregar valores aos subprodutos do caju, através do processamento e beneficiamento conjuntos do pendúnculo e da castanha.

” height=”0″ />

A diretoria da Ematerce foi representada pelo gerente de Apoio Técnico, Cláudio Matoso que fez parte da mesa de abertura da solenidade. Durante o evento, foram apresentados os componentes do Comitê Gestor Territorial do Plano de Desenvolvimento da Cajucultura , entre eles o Gerente Regional da Ematerce, no litoral leste, Abdias Monteiro, que com outras sete institucionais coordenarão as ações e as articulações do referido Plano de Ação, nos municípios da região, objetivando desenvolver todos os elos da cadeia produtiva da Cajucultura.