Em mensagem na Assembleia, governador destaca missão da Ematerce

6 de fevereiro de 2019 - 09:27 # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em mensagem na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nesta terça-feira (5), o governador Camilo Santana destacou as ações realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em 2018. Além do secretário da SDA De Assis Diniz, acompanharam a solenidade o assessor de gabinete da Ematerce Bartolomeu Cavalcante e técnicos da entidade.

Em sua fala, o governador Camilo Santana destacou a importância do trabalho desenvolvido pela SDA e Ematerce no atendimento de políticas públicas no semiárido cearense junto aos agricultores familiares.

Entre as principais ações, o governador fez questão de mencionar a entrega de 1.977 poços profundos, 2.397 cisternas, 140 sistemas de abastecimento d´água e 441 chafarizes, além da instalação de dezenas de dessalinizadores e da construção de sete adutoras. “Com essa política de atendimento às comunidades na base da agricultura familiar e do próprio agronegócio, conseguimos evitar o colapso no abastecimento d´água em todo o estado mesmo em seis anos consecutivos de seca”, destacou Camilo Santana.

Continuando o balanço da gestão em 2018, o governador lembrou, ainda, as oportunidades geradas com a distribuição superior a três mil de toneladas de sementes e quase 500 mil mudas e de outros benefícios a mais de 152 mil agricultores familiares.

“Os resultados mostram a eficiência das políticas governamentais e o êxito das diversas instituições na sua execução. Dentre as quais se destaca a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará, a Ematerce, que estamos fortalecendo por meio do compromisso firmado com a realização de concurso público para 263 vagas: que era uma reivindicação histórica da instituição”, comentou.

Além disso, frisou Camilo, através das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) foram comercializadas mais de 628.960 mil toneladas de produtos hortigranjeiros, nos entrepostos de Maracanaú, Tianguá e Cariri, e prestou assistência técnica a quase 44 mil produtores familiares nas diversas cadeias produtivas. Os números foram, inclusive, reconhecidos pelo Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como “excelentes” levando em conta os seis anos consecutivos de estiagem prolongada.