Dia de Campo da poda do cajueiro movimenta produtores em Ocara

7 de fevereiro de 2019 - 23:40 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Dando continuidade ao trabalho de extensão e assistência técnica junto aos produtores de caju, a Ematerce em parceira com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) realizou, nesta quinta-feira (7), mais um Dia de Campo da Poda do Caju no município de Ocara.

Cerca de 45 convidados participaram do Dia de Campo da Poda do Caju, no Sítio São Vicente, na localidade da Lagoa do Riacho, município de Ocara, 99 quilômetros de Fortaleza. O objetivo, incrementar a produção do caju, a partir de técnicas de poda da árvore, o processo de mecanização e aspectos ligados ao uso de implementos, insumos e manejo do solo.

Além de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), participaram da capacitação o presidente da entidade Antônio Amorim, técnicos da entidade e o técnico da Embrapa Raimundo Martins, pesquisador de Transferência Tecnológica da Embrapa Agroindústria Tropical.

O município, um dos principais produtores de caju nas décadas de 80 e 90, foi escolhido por abranger uma grande produtora e reunir boas práticas no setor. Com a assistência técnica da Ematerce, no período de 2010/2017 foram realizadas 19.500 substituições de copa em 20 mil hectares em cajueiros gigante e anão precoce. Em 1992, a área do sítio foi uma das primeiras a receber o plantio do caju.

Além dos cursos de enxertia, também foram entregues 329 mil mudas de caju somente no ano de 2010, segundo técnicos da Ematerce. Mesmo com os investimentos, a produtividade teve uma queda de cerca de 48% devido a problemas com longas estiagens.

Ainda assim, o objetivo dos intercâmbios a partir do Dia de Campo é aperfeiçoar técnicas que possibilite o melhor manejo da cultura e obter melhores resultados. Com o uso da motoserra e motopoda, o técnico da Embrapa Raimundo Martins demonstrou o manejo correto da poda, deixando a copa da árvore no formato de uma taça com o menor número de galhos no meio, permitindo maior expansão nas laterais da planta, o seu melhor crescimento e colheita mais eficaz e rápida. A roçadeira rotativa, usada para a limpeza das áreas de restos da planta, também teve seu funcionamento demonstrado para os convidados. O trator utilizado foi um investimento do Projeto São José.

“O ideal no corte é deixar a planta na altura de 2,5m para o melhor aproveitamento do pendúculo do caju, permitindo maior rentabilidade do fruto, a partir da abertura do centro do planta e garantindo mais luz solar, melhor nutrição da planta e água. Quando maior adensamento da planta menor sua chance de crescimento”, explica Raimundo.

Aproveitamento

Na ocasião do Dia de Campo da Poda do Cajueiro, produtores, representantes de sindicatos, da Secretaria de Agricultura do Município de Ocara puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e interagir com a capacitação.

Coordenaram todo o processo de convocação dos convidados e monitoria, o assessor estadual da Cajucultura, no âmbito da Ematerce, Eng° Agrº Egberto Targino Bomfim, o gerente regional da Ematerce Olegário Francisco Guedes, o gerente local Érico Luís Pontes Silva e o técnico do posto avançado e proprietário do sítio Airton Nobre de Oliveira.

Também integraram o grupo de observação do Dia de Campo o secretário de Agricultura de Ocara Edmilson Filho e o coordenador de projetos Sebastião Ribeiro, coordenador de projetos.

Para o presidente Antônio Amorim, a parceria Embrapa e Ematerce tem sido muito importante para atualização dos conhecimentos e do potencial produtivo do caju em todo o Ceará. “ Acompanhamos esse treinamento e vimos como o uso correto da poda ajuda num custo mais baixo da produção do caju e tendo um melhor aproveitamento da castanha, do pendúculo e dos seus derivados como a cajuína, a amêndoa e muitos outros”, destacou Amorim lembrando que o estado tem hoje cerca de 100 mil hectares de produção, o que representa um grande potencial comercial e de negócio para os pequenos e médios produtores.