Ematerce informa redução da dose de vacina contra febre aftosa

13 de fevereiro de 2019 - 09:42 # # #

Ascom// Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que, duas vezes por ano, faz parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, em bovinos e bubalinos, informa aos agropecuaristas do Estado, a mudança, na dosagem da vacina contra esse mal. É que, sua dose será reduzida de 5 ml para 2 ml, na primeira etapa de vacinação dos supracitados animais, a partir de maio de 2019, na maioria dos Estados do Brasil.

Para Diego Viali dos Santos, chefe da Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares (Difa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nessa primeira etapa de vacinação do ano, a grande maioria do país vai imunizar todo o rebanho, conforme calendário de vacinação disponível no site do Mapa.

Lembra Diego Viali que, apenas no Acre, Espírito Santo e Paraná, a dose será aplicada somente em animais jovens (de até 24 meses de idade). O estado do Amapá, devido suas condições peculiares, realiza a vacinação, anualmente só no segundo semestre. Acrescenta que a mudança da dose está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que culminará com a retirada total da vacinação, no país, prevista até 2021.

A expectativa de Diego Viali dos Santos é de que com a redução da dosagem, ocorram menos reações nos animais (caroços, inchaço). Além disso, com frascos menores, as vacinas ocuparão menos espaço, facilitando o transporte e reduzindo o custo de refrigeração. Em seguida, afirmou: “Os laboratórios produtores possuem estoque suficiente do novo produto, para atender a demanda dos criadores”.

Por último destacou que o Ministério preparou um manual para fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa, atualizando a publicação de 2005. A versão digital, contendo orientações aos Serviços Veterinários Estaduais e aos distribuidores, sobre a qualidade exigida ao produto, deverá será disponibilizada nesta semana.

Cuidados com as vacinas

Diego Viali recomenda aos agropecuaristas a comprar somente vacinas em lojas registradas e verificar se estão na temperatura correta, ou seja, 2º C e 8° C.. Adverte, também, que, para transportá-las, deve-se usar uma caixa térmica, colocando-se três partes de gelo para uma vacina e lacre-a. Prosseguindo, pede para manter-se a vacina, no gelo, até o momento da aplicação. É importante, ainda, escolher a hora mais fresca do dia e reunir todo o gado. Lembra, outrossim, que somente devem ser vacinados bovinos e búfalos.

A respeito dos cuidados, acima sugeridos, mencionou que, durante a vacinação, é preciso manter a seringa e as vacinas, na caixa térmica e usar agulhas novas, adequadas e limpas. Já a higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação. Necessário agitar o frasco, antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 2 ml. Lembra que o lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo a pele. E chama a atenção: aplicar a vacina com calma. Após vacinar todos os bovinos e bubalinos, é preciso preencher a Declaração de Vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu Estado com a nota fiscal de compra das vacinas.