Dia Mundial do Meio Ambiente: Ematerce dá sua contribuição no campo

5 de junho de 2019 - 15:31 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Aécio Santiago, da Ascom, Ematerce

Hoje, é comemorado e serve para reflexão o Dia Mundial do Meio Ambiente, sempre lembrado, anualmente, no dia 5 de junho. De início, deve ser ressaltado que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), uma das vinculadas da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), tem, sim, muito a ver com a data. Dentre suas inúmeras ações extensionistas, no meio rural, orienta os agricultores familiares, seu público-alvo, a empregar práticas agrícolas de preservação dos recursos naturais e trabalhar pela sustentabilidade do Meio Ambiente.

Legenda: presidente da Ematerce, Antonio Amorim (camisa verde), extensionistas e agricultores familiares assistidos, participando da prática da poda de cajueiro, uma das formas de preservar a cultura, sem desmatamento.

Acrescente-se que algumas dessas práticas são o plantio em curva de nível, o plantio direto, a aração da terra, para não tornar o solo infértil, a adubação verde, o uso racional de agrotóxicos, pulverizando as lavouras, com calças e camisas compridas, sempre a favor do vento, cedo da manhã, ou depois das 16 horas. Orienta-os, ainda, para que não lavem animais dentro dos açudes, riachos, córregos, lagoas, pois, em agindo assim, poluirão esses mananciais. Pedem para que eles evitem o desmatamento, reduzam as queimadas, façam a rotação de culturas e, em alguns casos, para não erodirem os solos, construam cordões de contorno. Importante destacar que a Ematerce, por meio de reuniões, visitas técnicas e distribuição de impressos, sempre presta esclarecimentos aos agricultores, assistidos, em 182 municípios, dos 184 existentes no Estado, para evitar qualquer tipo de poluição no lar e no campo. A ordem é produzir, com qualidade, porém preservando o que existe na natureza de belo útil e agradável.

A respeito do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, afirma que esta data chama a atenção da humanidade, para cuidar melhor do Planeta Terra, com vistas a assegurar uma vida saudável aos habitantes e animais do mundo inteiro. No Estado do Ceará – frisou Amorim – a Ematerce dá a sua parcela de contribuição, quando da prestação de assistência técnica e extensão rural a mais de 160 mil agricultores, por ano, e sem repetição, visando à preservação do Meio Ambiente. A empresa busca, assim, em parceira com organizações públicas e privadas, acelerar o processo de desenvolvimento rural sustentável, especificamente, no setor agropecuário, sem destruir a natureza.

Legenda: plantios de diversas culturas, com orientação dos técnicos da Ematerce, com a finalidade de se obter gêneros alimentícios saudáveis, sem poluir a natureza.

RAZÃO DA DATA

Segundo consulta, por intermédio da Internet, em assuntos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, a criação da data ocorreu, em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o Planeta Terra, evento mais conhecido como conferência das Nações Unidas. Esta conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, com abordagem sobre a degradação que o homem tem causado ao Meio Ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deve ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Segundo divulgado pelos veículos de comunicação de massa, nessa reunião, criaram-se vários documentos, relacionados às questões ambientais, afora um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. Mas, em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada, todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.