Ematerce realiza oficina sobre gestão e gerenciamento de produtos sólidos

7 de junho de 2019 - 10:14 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório de Reriutaba-CE

Em comemoração a semana do meio ambiente, a Ematerce, posto avançado de Reriutaba-CE, realizou, nessa quarta- feira, dia 06 de junho, na comunidade Solidade, uma oficina sobre Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, onde os agricultores familiares foram orientados a empregar práticas agrícolas de preservação dos recursos naturais e trabalharem pela sustentabilidade do meio ambiente.

As práticas mostradas aos agricultores foram: plantio em curva de nível; plantio direto; aração da terra, para não tornar o solo infértil; adubação verde; uso racional de agrotóxicos; pulverização das lavouras, usando Equipamentos de Proteção Individual- EPI- ;evitar o desmatamento e; reduzir as  queimadas.

Também foi sugerida a possibilidade de uma coleta seletiva, na comunidade onde os agricultores separarão o lixo seco do úmido. É importante essa separação porque permite que os restolhos sejam encaminhados para a reciclagem, de maneira mais rápida e eficiente. Assim, as indústrias e cooperativas de reciclagem podem pegar o material limpo e reaproveitar em novos destinos, criando produtos que voltarão para a cadeia de consumo. O dinheiro arrecadado com a venda dos recicláveis, irá para melhoria da comunidade e, futuramente, o lixo úmido irá para a produção de compostagem.