Produtores de Crateús recebem matrizes caprinas

8 de junho de 2019 - 17:11 # # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

OVINOCAPRINOCULTURA

Trinta famílias de agricultores familiares receberam na tarde desta quinta-feira (6), no município de Crateús, Sertão de Crateús, 15 matrizes caprinas, 30 reprodutores da espécie e um Kit de higienização da ordenha, resultado do convênio Nº 79491/2013 entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para o Programa de Fortalecimento da Ovinocaprinocultura do Estado do Ceará.

O total de investimento do programa é de R$ 6.150.749,92, que contempla 11 municípios dos Sertões dos Inhamuns, Sertão Crateús e Cariri. No total, cada município receberá 450 animais pelo programa e todos os produtores estão vinculados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Os municípios já atendidos no programa são Aiuaba, Santa Quitéria, Campos Sales, Independência e o próximo depois de Crateús é Ipueiras.

A solenidade de entrega dos animais aconteceu no Parque de Exposição de Crateús e foi marcada pela presença do prefeito Marcelo Machado, secretários municipais, vereadores, o secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o diretor técnico da empresa Itamar Lemos, agricultores, os deputados estaduais Carlos Felipe e Moisés Bráz  e técnicos da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) da SDA.

O programa conta com o assessoramento técnico do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (Idef), a execução da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) da SDA e a extensão da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará). A Ematerce faz parte da Comissão Gestora do programa, onde passam as decisões como substituições de animais, análise de resultados e gestão de problemas com produtores.

Resultados

Segundo Marcelo Viana, assessor técnico da Codep, a entrega dos animais é a penúltima etapa do programa, que será complementada pela instalação dos tanques de resfriamento de leite. Antes, explicou o técnico, aconteceu o acompanhamento dos produtores, a sua identificação, capacitação, intercâmbios e a seleção dos animais. Após o recebimentos dos animais, cada família, obrigatoriamente, no prazo de dois anos, tem que repassar para outra família sete animais.

Um dos objetivos do programa é incrementar a produção do leite caprino para o Programa do Leite e Fome Zero. Em Crateús, já existe o encaminhamento do que será produzido para uma empresa de laticínio.

No município de Tauá, Sertão dos Inhamuns, os projetos de Ovinocaprinocultura já estão mais desenvolvidos e desde o ano de 2011 150 produtores são assistidos e já comercializam o produto para vários mercados, de cooperativas a programas institucionais com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). No município, que não foi contemplado neste convênio por já possuir uma ação há quase 10 anos, a mesma metodologia de repasse de animais é praticada entre os beneficiários do programa.

Cadeia produtiva

Em seu discurso, o secretário De Assis destacou o aperfeiçoamento do Programa de Fortalecimento da Caprinocultura com a entrega de onze tanques de resfriamento do leite e o planejamento da Rota do Cordeiro. “Para além da entrega dos kits de higienização da ordenha e dos tanques, daremos passos mais consolidados. Teremos quatro abatedouros aqui, na região dos sertões de Crateús e Inhamuns, e agregaremos valor aos produtos da agricultura familiar comercializando cortes e finos e nobres”, argumentou criticando a venda de até 1,4 mil carcaças pelo preço unitário de até R$ 8.

fotos: Aécio Santiago