Fortaleza: Ematerce marca presença no XXIII Seminário Nordestino de Pecuária

13 de junho de 2019 - 11:47 # # #

TEXTO: ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br FOTOS: FRANCISCO EDILMO GOMES GURGEL

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará ( Ematerce), a exemplo de anos anteriores, participa, de 13 a 15 de junho de 2019, no Centro de Eventos do Ceará, do XXIII Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste 2019). A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE); do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae); e dos Sindicatos dos Produtores Rurais.

Legenda: Dentre as autoridades convidadas, ao centro da foto, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis, representando o governador Camilo Santana, tendo, à sua esquerda, o presidente da Faec, Flávio Saboya.

Paralelo a esse evento, acontece a XXIII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários. No setor agropecuário, o Governo do Estado do Ceará faz-se presente, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da vinculada Ematerce. Pela Ematerce, compareceram à solenidade de abertura do evento o o presidente Antonio Rodrigues de Amorim, o  diretor técnico Itamar Lemos Marques, gerentes estaduais, regionais, locais, assessores estaduais e extensionistas de alguns escritórios municipais e agricultores familiares, assistidos pela empresa, em 183 municípios cearenses, dos 184 existentes.

Legenda: Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Marques (segundo da esquerda para direita), ladeado pelo ex-extensionista Aquino e sua esposa Fernanda Aquino, assessora estadual, da Gerência de Apoio Técnico da empresa (Geate), no Centro Gerencial, em Fortaleza.

De acordo com o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, o XXXIII Seminário Pecnordeste 2019, a exemplo de anos anteriores, reveste-se de suma importância, para o setor agropecuário nordestino, levando-se em consideração sua organização, o conteúdo programático (palestras, cursos, oficinas, mesas-redondas, painéis, afora a troca de experiências, debates, o que contribui para o êxito da promoção. Amorim destacou, ainda, que, no tocante à Ematerce, trata-se, sem dúvida alguma, de uma excelente oportunidade de seus dirigentes e técnicos acompanharem o que existe de novidade na Agropecuária Nordestina, sem falar dos agricultores participantes.

VENDA DE ALIMENTOS E DE ARTESANATO

A convite da Ematerce, por intermédio da Assessoria de Comunicação (Ascom), a cargo do jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel, agricultores familiares, abaixo especificados, estão vendendo gêneros alimentícios e peças artesanais nos seguintes boxes: Engenho Tradição (Pindoretama-CE); Manhas e Castanhas (Fortaleza-CE); Cachaça Gole de Ouro (Cascavel-CE); Delícias do Sertão (Tauá); Recanto do Sertão (Eusébio-CE); Artcron (Novas Russas); Artesanato Mamulengo-CE; Produtos Padre Cícero (Paracuru-CE); e Cooperai-Trairi-CE.

Programação

O XXIII Pecnordeste, segundo o coordenador-geral, Rodrigo Diógenes, apresenta uma ampla programação técnico-científica de capacitação, envolvendo 8 segmentos da cadeia produtiva do setor agronegócio, através da realização de palestras, minicursos, oficinas, seminários, mesas-redondas e painéis, englobando a participação dos segmentos da Apicultura, da Aquicultura e Pesca, da Avicultura, da Bovinocultura de Leite, da Caprinovinocultura, da Equinocultura e da Suinocultura.

Ressalte-se que, além da programação técnica, o evento conta com uma área para exposição, onde são realizadas a XXIII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a Exposição Especializada de Bovinos e Caprinos Leiteiros, visando à geração de negócios, nas áreas de máquinas e equipamentos, animais, insumos, produtos agropecuários, agroindustriais e artesanais, apoiando o setor produtivo, na realização de investimentos, na comercialização de produtos e na apresentação de serviços.