Ematerce Frecheirinha realiza capacitação e palestras de conscientização aos produtores rurais

28 de junho de 2019 - 10:33 #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Nesta última semana de junho, 24 a 27, aconteceram no município de Frecheirinha, Zona Norte do estado, através de demandas e solicitações da Ematerce local e da Secretaria de Desenvolvimento e Produção, diversas ações com o intuito de levar até os produtores rurais novas oportunidades de geração de renda com uma Capacitação sobre fabricação de bolos, pães, biscoitos e salgados na comunidade de Oiticica em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Também aconteceram palestras em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – Semace, objetivando conscientizar os produtores quanto ao desmatamento, queimadas e o uso de agrotóxicos em suas propriedades, as quais foram ministradas em comunidades (Pedra D’Água e Roça Velha) assistidas pelo Escritório da Ematerce. A capacitação ocorrida em Oiticica beneficiou 18 pessoas, entre agricultoras e filhos, com uma carga horária de 32 horas, as quais foram suficientes para um amplo conhecimento teórico aliado as práticas realizadas para auxiliar na fixação dos assuntos abordados durante os quatro dias de treinamento.

Todo o curso foi gratuito, sendo disponibilizado pelo SENAR/CE o instrutor, três refeições diárias e também suprimentos para realização de diversas receitas. A instrutora Sandra Malaquias relatou a necessidade de levar até os produtores não apenas técnicas de produção animal e/ou vegetal, mas também outros eixos temáticos que apresentam oportunidade de geração de renda e independência financeira.

De acordo com o zootecnista da Ematerce Caio Vasconcelos, essas ações visam capacitar os produtores rurais e com isso gerar novas oportunidades de renda também para as mulheres donas de casa, além de estimular a permanecia dos filhos na comunidade. “A Ematerce é um órgão que busca levar a unidade familiar rural novas tecnologias produtivas, mas nunca se esquecendo de reduzir os impactos sobre o meio ambiente”, explicou.

Já as palestras realizadas para conscientizar os produtores locais tiveram como palestrantes as educadoras ambientais da Semace Evaneida Peixoto e Ângela Bessa, as quais debateram com os agricultores e lideranças a importância do uso correto do solo e da vegetação e os principais efeitos negativos que podem ocorrer caso essa manipulação venha a ser agressiva e exagerada, além de relatar experiências vivenciadas na condução de diversos projetos pelo Estado do Ceará.

O ciclo de palestras teve, ainda, a apresentação das principais ações realizadas pela Ematerce, através do responsável técnico, o Zootecnista Caio Vasconcelos, com intuito de buscar alternativas viáveis para reduzir ao máximo os intactos ambientais sem diminuir a produtividade. Assim, a empresa demonstra para a sociedade e a população frecheiriense sua responsabilidade social e ambiental.

Estiveram também presentes, também, a gerente local da Ematerce Edmatima Mendes, os técnicos agropecuários, o secretário e a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha, respectivamente, Marcelo Silva, José Ivo, Francisco Aguiar e Cidália Lampe, o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Frecheirinha Francivaldo Silva, além de outras lideranças do município.

 

fotos: Caio Vasconcelos