Ematerce realiza cursos para apicultores e técnicos

16 de julho de 2019 - 10:04 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Jornalista Aécio Santiago

Aula teórica

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce- está realizando, nos meses de julho e agosto 2019, no Centro de Treinamento em Extensão Rural da Fazenda Normal- Faznor-, em Quixeramobim-CE, dois cursos sobre apicultura. Em julho, o curso foi realizado no período de 08 a 12 de julho, com uma carga horária de 40 horas/aulas sendo, 16 horas/aulas teóricas e 24 horas/aulas práticas, com a participação de 24 técnicos da Ematerce e agricultores que receberam informações sobre, biologia das abelhas, instalações apícolas e também, como explorar racionalmente as abelhas melíferas utilizando as principais práticas de manejo em apiário.

É intenção da Ematerce intensificar a realização de cursos sobre apicultura, para técnicos e agricultores, face a importância da atividade apícola na promoção socioeconômica dos agricultores de base familiar de todas as regiões, potencialmente produtora de mel de abelha.

 

Aula prática no apiário

O conteúdo programático do curso constitui-se dos seguintes temas: introdução à apicultura; importância da abelha; abelhas e polinização; equipamentos apícolas; ferramentas de campo e utensílios de preparação do material para revisões; o apiário; manejo das colmeias; aumento do número de colmeias no apiário; cuidados com as abelhas; o que fazer em caso de acidentes ; comercialização; instalação de apiário; capturas de enxames naturais; manejo para diferentes produtos; renovação de favos; tipos de alimentadores; colheita e; alimentadores.

Os cursos sobre apicultura estão sendo ministrados pelos técnicos da Ematerce, Francisco Teixeira Filho, do escritório de Mombaça-CE e coordenado pelo Médico Veterinário, Crisanto Alves, assessor estadual de apicultura da Empresa e com o apoio dos funcionários da Faznor.

No estado do Ceará, a produção de mel alcançou, em 2011, 4,1 mil toneladas, colocando o estado no quarto lugar, no ranking nacional ( vide tabela abaixo). Essa produção foi obtida por 8.000 pequenos agricultores de base familiar. Hoje, devido aos sete anos ininterruptos de secas, a produção de mel baixou significativamente, sendo esperado para 2019, a retomada plena da atividade. As regiões que se destacam como principais produtoras de mel no Ceará são: Cariri, Baixo Jaguaribe, Sertões do Inhamuns e Crateús e Sertão Central.

Estados maiores produtores de mel

Lugar

Estado

Quantidade em Toneladas

Participação nacional

1º.

Rio Grande do Sul

6.985

16,8%

2º.

Paraná

5.179

12,5%

3º.

Piauí

5.108

12,3%

4º.

Ceará

4.165

10,0%

5º.

Santa Catarina

3.990

9,6%

6º.

Minas Gerais

3.076

7,4%

7º.

Bahia

2.646

6,4%

8º.

Pernambuco

2.350

5,7%

9º.

São Paulo

2.229

5,4%

10º.

Maranhão

1.107

2,7%

Brasil

41.578

100%

Municípios brasileiros maiores produtores de mel

Lugar

Cidade

UF

Quantidade em Toneladas

Participação nacional

1º.

Araripina

PE

780

1,9%

2º.

Limoeiro do Norte

CE

480

1,2%

3º.

Picos

PI

443

1,1%

4º.

Ribeira do Pombal

BA

430

1,0%

5º.

Santana do Cariri

CE

421

1,0%

6º.

Bom Retiro

SC

405

1,0%

7º.

Itamarandiba

MG

380

0,9%

8º.

Apodi

RN

365

0,9%

9º.

Campo Grande do Piauí

PI

365

0,8%

10º.

Prudentópolis

PR

323

0,8%

 

Produção mundial

Estima-se que a produção mundial de mel é superior a 1.200.000 toneladas por ano, sendo que a China lidera o mercado. Atualmente o Brasil é o sexto maior produtor, ficando atrás também dos Estados Unidos, Argentina, México e Canadá.

Fonte do IBGE/Sebrae.
Ano 2011.

De acordo com o Técnico em Agropecuária da Ematerce e apicultor Francisco Filho, “a principal função da abelha na natureza é a polinização sendo, o mel um produto importante na alimentação, na sobrevivência dos enxames e como fonte de renda para apicultor. Sem o trabalho de polinização, feito pelas abelhas, a maioria das plantas frutíferas seriam dizimadas e ocorreria um verdadeiro desastre na atividade agrícola, restringindo o cardápio alimentar humano, no mundo”.

Conforme pesquisa feita pelos técnicos da Secretaria de Agricultura do Paraná – PR, a abelha é um inseto social que contribui para o meio ambiente por meio da polinização e ajuda na produção agrícola. Outro papel importante da abelha para a sociedade: é bioindicador de poluição ambiental, através do estudo da qualidade do pólen coletado pela abelha.

Para o Médico Veterinário da Ematerce, Crisanto Alves, todos os produtos apícolas são nobres e nutritivamente completos , não necessitando de adicionais para o consumo humano. O mel, o própolis, a geleia real, a cera e outros, são extraídos das colmeias prontos para o consumo”, concluiu

Técnica da Ematerce de Redenção-CE, Celina Matos

A agente rural da Ematerce, Celina Matos, enfatizou a importância da atividade apícola para a região de Redenção-CE, por causa da existência no município dos climas de serra e sertão, propícios à realização de polinização e produção de mel face a existência de atividade frutífera e flores (na serra) e cajucultura ( no sertão).

 

Suporte para colmeias aproveitando pneus usados.

Em todos os estados brasileiro, o mel está sendo amplamente utilizado no cardápio da merenda escolar das unidades de ensino mantidos pelos municípios e estados. A adição do mel na merenda escolar, veio contribuir para o enriquecimento nutritivo da alimentação servida aos estudantes beneficiados. Também o mel é muito utilizado pela rede hoteleira no café da manhã.