Ematerce presta assessoramento aos técnicos da Região do Baixo Jaguaribe

6 de agosto de 2019 - 15:36 # # #

Antonio José de Oliveira - assessor de comunicação - E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: 85.3217.7872

A Ematerce, no período de 23 a 25 de julho de 2019, por intermédio dos assessores estaduais, Sérgio Romiro Pinto Bandeira, coordenador do Mais Ater, Edgar Matos Cavalcante, assessor na Gerência de Apoio Técnico (Geate), Anderson Chaves Mourão e Cleiton Torres, prestaram assessoramento aos técnicos da empresa da região do Baixo Jaguaribe, no tocante à elaboração de diagnósticos dos imóveis cadastrados no Mais Ater.

Na oportunidade, foram visitados os imóveis da região do Baixo Jaguaribe, no município de Ibicuitinga (Fazenda Lagoa Nova), de propriedade do agricultor Francisco Vieira Neto Filho; visitada também a fazenda Vista Alegre, de propriedade do agricultor Rômulo Lima Maciel; o Sítio Bom Futuro, do agricultor Gean Andrade de Lima; e o Sítio Alto Alegre, do agricultor Manoel Francisco Nobre.

Elaboração do diagnóstico:

Visita a uma fazenda exitosa.

Ressalte-se que, antes da apresentação do Mais Ater aos proprietários, foi explicado o motivo da visita dos técnicos da Ematerce, no imóvel, sendo esses bem recebidos pelos proprietários. No decorrer da exposição, foram prestadas informações, afirmando ser o Mais Ater uma ferramenta de trabalho, que visa, exclusivamente, às ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), empreendidas no âmbito de convênios, promovidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Foi-lhes explicado, ainda, que a ferramenta não tinha outro sentido, a não ser elaborado um diagnóstico do imóvel, objetivando, sobretudo, sua potencialidade, para a implantação de futuros projetos, que poderiam contar com a assistência técnica da Ematerce. Destaque-se que a explicação foi bem-aceita pelos proprietários, que concordaram, plenamente, em responder às indagações dos técnicos, sobre as potencialidades dos imóveis, ensejando a elaboração de um diagnóstico. Pela iniciativa, enfatize-se a importante e oportuna dos Técnicos do Regional da Ematerced, que souberam conduzir as perguntas, com clareza, para a elaboração do diagnóstico, não deixando dúvidas, as quais existiam, anteriormente, quando de visitas.

RETAR

De acordo com a orientação do gerente da Geate, Cláudio Matoso, houve a participação, no dia 25 de julho, no município de Russas, de uma reunião (RETAR), foto acima, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores RuraisA abertura foi feita pelo gerente regional do Baixo Jaguaribe, Benício Diógenes, com tempo marcado, para que fosse possível esclarecer algumas dúvidas do Mais Ater. Vale salientar que a participação de todos foi muito proveitosa e tiradas as dúvidas foram esclarecidas. Acrescente-se que o assessor estadual de Pecuária, Edgard Matos, e o gerente regional, Benício Diógenes, visitaram a empresa Agrosilagem, localizada no município Limoeiro do Norte-CE, sendo recepcionados pelo empresário Sérgio Martins, cuja empresa produz silagem de sorgo de sequeiro e, atualmente, cultiva uma área de 600 hectares.