Frente Parlamentar do Agronegócio e Agricultura Familiar atuará para pequeno produtor

12 de agosto de 2019 - 12:53 # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Na última quarta-feira (8), ocorreu o lançamento oficial da Frente parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar (FAAF).

A frente é composta por 180 deputados e 24 senadores e está sob a coordenação da deputada Bia Kicis (PSL/DF). O objetivo da frente é atuar na modernização focada no pequeno agricultor, fomentando uma política de desenvolvimento de forma desburocratizada.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, contemplou o evento e afirmou que o setor agropecuário, seja grande, médio ou pequeno, precisa de suporte para se desenvolver e, segundo ele, o país está buscando esse suporte em parceria com nações-chave, como o Estado de Israel. “A tecnologia agrícola de Israel será uma inovação que possibilitará o crescimento do agricultor brasileiro”, afirmou o ministro.

O coordenador da FAAF, Doutor Avenir Rosa, acredita que focar na agricultura familiar é essencial para o desenvolvimento do setor, pois eles são o alicerce do abastecimento nacional. “Precisamos trazer o agricultor familiar para o centro do agronegócio porque ele é, de fato, o sustentáculo do agronegócio”, disse.

O secretário da Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, representou o governador do DF no evento e resgatou a memória da assistência técnica e extensão rural oficial nos estados. Ele lembrou da importância das entidades para o desenvolvimento da agricultura familiar e afirmou que para fortalecê-la é preciso fortalecer a Ater Pública. “É o momento de transformar nossos produtores em empreendedores e a Ater Pública é muito importante para isso. A agricultura familiar depende da assistência técnica e extensão rural pública. Esperamos que a FAAF tenha um olhar especial para a Ater Pública”, declarou o secretário.

Com uma fala objetiva, a ministra Tereza Cristina corroborou com a importância da agricultura familiar e discorreu sobre a necessidade de desburocratizar a vida do agricultor para seu desenvolvimento, facilitando o acesso ao crédito.

Encerrando a solenidade, a deputada e coordenadora da FAAF, Bia Kicis (PSL/DF), declarou que essa frente olhará para o pequeno agricultor de forma a fortalecê-lo, já que é ele o responsável por 70% da produção de alimentos. “O agricultor familiar precisa de acesso a crédito, a Ater e à capacitação e é para fornecer isso a eles que essa frente vai trabalhar”, informou a deputada.

A frente parlamentar se colocou à disposição dos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil para apresentação e sugestão de proposições legislativas.

 

fonte: Asbraer, Juliana Silva