Varjota: posto avançado da Ematerce promove intercâmbio técnico em Santana do Acaraú

22 de agosto de 2019 - 10:34 # # #

Antonio José de Oliveira - assessor de comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: 85.3217.7872

 

O posto avançado da Ematerce de Varjota realizou, em Santana do Acaraú-CE, no assentamento Santa Rita, parcela do assentado Neutim e na propriedade do técnico em agropecuária Colombo, um intercâmbio técnico, sobretudo, nas áreas de alimentação e genética animal.

Legenda: visita ao plantio de palma forrageira.

Segundo Jáder Albuquerque, responsável pelo posto avançado da Ematerce, o objetivo do encontro foi promover a troca de experiências, entre assentados do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF -, do município de Varjota, com os assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária – PNRA – do município de Santana do Acaraú. Informou, também, que foram visitadas as áreas, com plantio de palma forrageira, variedades orelha de elefante, doce e gigante, nas duas propriedades. Nesses plantios, os assentados puderam trocar conhecimentos aprendidos sobre essa cultura forrageira.

Legenda: O tempo do intercâmbio técnico foi ocupado, também, com explicações a respeito da criação de bovinos de leite.

Após visitarem as áreas, com palma forrageira, os assentados trocaram experiências a respeito da criação de bovinos leiteiros (Gir leiteira, Holandesa e Girolanda). Em relação à criação desses animais, o foco foi, principalmente, na alimentação, com o uso da palma forrageira, silagem de milho e sorgo; capim-mombaça, “coastcross” e andropogon. Disse, ainda, o técnico da Ematerce que a conversa foi redirecionada para o uso da inseminação artificial, nessas espécies, uma prática bastante difundida, em Santana do Acaraú, porém pouco praticada em Varjota.

Em seguida, acrescentou que os assentados de Varjota questionaram, também, a criação de caprinos e suínos. Para dirimir algumas dúvidas, foi feita uma visita à propriedade do técnico em agropecuária, conhecido por Colombo. Este aproveitou a oportunidade e mostrou o plantio irrigado de palma forrageira, além de sua criação de bovinos de leite e a criação de suínos, dando explicações, sobre a criação de cabras da raça anglo-nubiana, que ele cria. Finalizadas as explicações, o técnico Colombo levou os assentados, para conhecerem o plantio de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia).