Palmácia-CE e Ematerce promovem Festa da Banana

11 de setembro de 2019 - 08:48 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Edilmo Gurgel

Técnicos e autoridades na solenidade de abertura da Festa da Banana-2019 em Palmácia-CE

A Prefeitura Municipal de Palmácia-CE, através da Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio técnico do Posto Avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realizou a I Festa da Banana, no período de 05 a 07 de setembro, na sexta-feira, sábado e domingo. A abertura do evento constou de uma palestra, proferida pelo Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Egberto Targino, sobre “Cultura da Banana no Maciço de Baturité”. Participaram da palestra 84 produtores de banana, dos municípios do Maciço de Baturité, o prefeito de Palmácia-CE David Campos, o secretário municipal de Agricultura Ibernom Campos, o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos, o gerente regional da Ematerce Olegário Rocha, o chefe do escritório da Ematerce de Pacoti-CE Ivan Fonseca, o chefe do posto avançado da Ematerce de Palmácia-CE Gildo Macedo.

Diretor Técnico da Ematerce Itamar Lemos falando sobre a importância da cultura da banana para a região do Maciço de Baturité- CE.

O município de Palmácia-CE é considerado o maior produtor de banana do Maciço de Baturité e, até a década de 1980, era o maior produtor do Ceará, porém, atualmente, perdeu a supremacia para as regiões do Baixo Jaguaribe, Chapada do Apodi e Cariri. 80% da produção de banana de Palmácia-CE é da variedade Prata, seguida pela Pacovã. O preço médio do milheiro da banana, hoje, é negociado a R$ 50,00, posto no mercado de Fortaleza. Conforme dados fornecidos pela Embrapa, o Ceará é o sétimo produtor de Banana do Brasil, abaixo de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Pará e Pernambuco.

No Maciço de Baturité, existem 1.200 produtores de banana, sendo 400 em Palmácia-CE e os outros espalhados por Baturité-CE, Guaramiranga-CE e Pacoti-CE. A produtividade da cultura é de 3 a 4 mil quilos por hectare/ano. 90% da produção da banana, produzida no Ceará é comercializada no mercado interno.

Pretende o prefeito de Palmácia-CE, David Campos, tornar a Festa da Banana um evento anual e com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da banana e seus subprodutos, para a economia do município. Durante a Festa da Banana, além da palestra técnica, proferida pelo Engenheiro Agrônomo da Ematerce, Egberto Targino, aconteceu um Curso Gastronômico – produtos à base de banana – (são conhecidos 67 tipos de subprodutos) . No último dia do evento, foram escolhidos a Miss e o Mister Palmácia – 2019. As festividades foram encerradas com a realização do Festival de Música Filhos da Terra

.

O Engenheiro Agrônomo da Ematerce Egberto Targino, proferindo palestra para os 84 produtores de banana do Maciço de Baturité-CE

Para o produtor Mem de Sá, a maior dificuldade, atualmente, é o baixo preço da banana, no mercado, chegando a R$ 30,00 o milheiro da banana-prata selecionada, em face da grande produção da atual safra. Espera que, na próxima safra, os preços melhorem e cheguem , no mínimo, a R$ 170,00 o milheiro , cobrindo os custos de produção.

O Engenheiro Agrônomo Egberto Targino orientou os produtores a procurarem agregar valores à banana, por meio do fabrico de doces, compotas, balas, banana-passa e outros subprodutos. O Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos, lembrou que a região do Maciço de Baturité é muito frequentada por turistas e que os produtos, provenientes da banana, podem ser vendidos aos visitantes a preços compensadores.

O cultivo da banana ocupa o segundo lugar em volume de frutas, produzidas no Brasil, perdendo apenas para a laranja. O consumo “per capita” da banana no Brasil é de 20 quilos/ homem/ano, conforme a Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Público que participou da palestra sobre bananicultura durante a Festa da Banana- 2019

Segundo o IBGE, o Brasil é o quinto maior produtor de banana do mundo e detém o primeiro lugar no consumo mundial do produto. A Embrapa (2006) afirma que a Índia é o maior produtor de banana do mundo, seguido pelo Brasil, com 9,3% da produção mundial. Em seguida, vêm a China, o Equador, as Filipinas, a Indonésia e o México.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA BANANA

• A banana é uma das frutas mais consumida do mundo, trata-se de um dos principais agronegócios do mundo.
• No Brasil, é plantada de norte a sul, do litoral até às regiões interioranas.
• Mais de 90% da banana, produzida no Brasil, é destinada ao mercado interno.
• Trata-se de uma cultura explorada em todo o território nacional e de grande importância econômica/social.
• A região Nordeste apresenta excelentes condições de clima e solo.
• É muito baixa a eficiência de produção pós-colheita.
• Três problemas afetam diretamente a bananicultura no Nordeste: baixo índice de tecnologia, baixa produtividade e baixa qualidade do produto.

IMPORTÂNCIA ALIMENTAR

• Rica em potássio, perfeita para baixar a pressão arterial.
• Rica em fibra, a inclusão da banana na dieta ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem uso de laxante.
• A banana ajuda na digestão.
• Comer uma banana, entre as refeições, ajuda a manter as níveis adequados de açúcar no sangue.
• É rica em vitamina B, acalma o sistema nervoso.
• Ajuda a normalizar os batimentos cardíacos. Quando estamos estressados, reduzem-se os níveis de potássio no organismo. A banana, rica nesse mineral, pode ajudar a reequilibrar o potássio no organismo.
• Garante a saciedade por mais tempo e ajuda a melhorar a sensação de bem-estar.
• Existem catalogados 67 receitas com banana.