Ematerce realiza treinamento sobre ovinos e caprinos em Pentecoste-CE

18 de outubro de 2019 - 08:49 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório de Pentecoste-CE

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce, escritório de Pentecoste-CE promoveu, na escola técnica Alan Pinho Tabosa, um curso sobre ovinocaprinocultura, no período de 16 a 18 de outubro de 2019. O evento teve o objetivo de capacitar criadores cadastrados no PRODETER ( Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e agropecuaristas da região.

Os instrutores do curso foram a Médica Veterinária e assessora estadual de pecuária, Miriam de Paiva Montenegro e João Costa Mendes, assessor regional de Itapipoca-CE, ambos da Ematerce.

O curso foi realizado em duas etapas, iniciando pela teórica onde evidenciou-se a situação da ovino caprinocultura no estado do Ceará, vantagens da ovinocaprinocultura, manejo alimentar e reprodutivo, instalações, sanidade animal e principais raças adaptadas ao semiárido.

As aulas práticas, foram realizadas na fazenda Fôfo e os participantes aprenderam sobre vermifugações, controle da linfadenite caseosa, descartes orientados, identificações de animais através de brincos, controle do rebanho através de anotações em formulários.