Sobral: Ematerce assiste comunidade São Domingos através do NIT

23 de outubro de 2019 - 09:01 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Jornalista Aécio Santiago

Técnicos da Ematerce, escritórios de Sobral-CE e Santana do Acaraú-CE, dão suporte técnico à comunidade São Domingos.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio dos escritórios regional e local de Sobral-CE, vem desenvolvendo um trabalho de implantação de tecnologia, na comunidade de São Domingos, no distrito de Jaibaras, a 25 quilômetros da sede municipal de Sobral-CE, visando à diversificação e ao aumento da produção e, consequentemente, ao incremento da produtividade, levando à melhoria econômica dos 113 pequenos produtores familiares, envolvidos no projeto associativo, explorando 51 hectares. Para dar apoio técnico à comunidade, a Ematerce destacou o técnico em agropecuária, José Lopes Vieira (técnico da Ematerce responsável pelas atividades do NIT, na região) e os agentes rurais, Brena Brandão – técnica em fruticultura e os zootecnistas Raquel Carvalho e Alano Luna.

Tanque para criação de peixe Tilápia, com capacidade para 500 alevinos.

A comunidade São Domingos é assistida pela Ematerce, há vários anos, e, conforme informações do presidente Associação Comunitária João Evangelista, a Ematerce desempenha um grande trabalho junto aos agricultores e agricultoras de São Domingos, incentivando o uso de novas técnicas agropecuárias e levando programas governamentais, que contribuem para a promoção socioeconômica da comunidade. Através da instalação de um Núcleo de Irradiação Tecnológica – NIT – foram realizadas intervenções conservacionistas, como: um hectare de terraceamento, cordões de pedra, um quilômetro de readequação de caminhos e serviços e bacia de captação e um hectare de escarificação/descompactação de solo. Inclui, no NIT, a construção de um tanque para criação de 500 peixes espécie tilápia e a plantação de um hectare de ateiras (135 plantas) e graviolas (135 plantas). O investimento para implantação do NIT foi em torno de R$ 11 mil.

Criação de ovinos e caprinos adquiridos com recursos do programa Cabra Nossa, da Igreja Católica.

As atividades agropecuárias da comunidade São Domingos tiveram início, em 2003, quando o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas – DNOCS – que era o dono das terras, no entorno do açude Jaibaras, liberou essa área para exploração pelos agricultores moradores da comunidade. Hoje, a comunidade São Domingos conta com saneamento básico, água encanada e tratada, em todas as casas, escola do grau fundamental, posto de saúde e outras benfeitorias.

Animais que fazem parte do plantel de 296 bovinos, pertencentes aos 113 agropecuaristas da comunidade São Domingos.

OUTRAS ATIVIDADES

Os 113 associados criam 296 bovinos, 600 aves (galinhas caipiras), adquiridos com recursos do Pronaf, 590 ovinos e caprinos, oriundos do Programa Cabra Nossa, da Igreja Católica. A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e a Ematerce instalaram uma Mandala, para produção de cheiro verde, banana, goiaba, manga e outras frutas orgânicas. As mulheres do grupo produzem bolo, nata, doce de leite, queijo e comercializam leite “in natura” e ovos caipiras. Todos os produtos são negociados nas feiras da região e, principalmente, fornecidos ao Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA) e ao Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente, a média de remuneração, por produtor, é de um salário mínimo/mês. A água, para consumo humano, animal e para produção agrícola, vem do açude Jaibaras, administrado pelo DNOCS.

ORGÂNICO

A Ematerce orienta os agricultores da Associação de São Domingos a produzirem produtos orgânicos, baseados na Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – (PAIS), agregando, assim, valores ao que vendem no mercado e aos programas governamentais. O pasto, consumido pelos animais, as frutas dos pomares, a alimentação das aves e peixes, têm origem orgânica. O adubo, as sementes, por exemplo, são orgânicos.