Ematerce participa de lançamento do Prodeter/Rota do Leite em Senador Pompeu

27 de outubro de 2019 - 21:07 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Cerca de 140 participantes entre produtores de leite, técnicos, prefeitos, secretários municipais de agricultura, representantes do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), do Banco do Nordeste, Faec, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Adagri e IFCE, estiveram presentes no lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite (Prodeter), na última sexta-feira (25)

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das econômicas da região, o Banco do Nordeste promoveu nesta sexta-feira (25), no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante professor José Augusto Torres, município de Senador Pompeu, o lançamento do Plano de Ação Territorial da Bovinocultura de Leite envolvendo além de Senador Pompeu, produtores dos municípios de Mombaça, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro e Milhã.

O Prodeter é uma ação conjunta entre o MDR, a SDA e o BNB, que prevê uma série de programas estruturantes para o desenvolvimento econômico de regiões estratégicas, incorporando inovações tecnológicas, promovendo financiamento integrado e orientado das atividades produtivas e melhorar as condições de vida da população regional.

De acordo com a gerente executiva do Banco do Nordeste Francisca Geane, a partir de agora será dada a continuidade na metodologia do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial), caracterização dos agentes econômicos de cada município e a aplicação do marco zero a partir do diagnóstico do potencial de região dos Sertões de Mombaça e todas as regiões envolvidos no programa.

Inteligência de mercado

“Não podemos mais prescindir da inteligência de mercado para avançar na consolidação de políticas produtivas, de qualidade dos produtos, de preços mais competitivos. Já temos estudos indicando que somente na cadeia produtiva do leite o produtor fica apenas com 8% do lucro e o restante ficando com a indústria de beneficiamento (18%) e 72% na comercialização. Precisamos reverter isso o mais urgente possível”, alerta Geane.

Durante a apresentação e os debates foram enfatizados pontos importantes como a regularidade da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e a infraestrutura para que os produtores possam dar continuidade à aplicaçã de técnicas, inovações, visando a melhoria do rebanho, aumento da produção e manutenção do processo de qualidade e venda do produto e melhoria no preço.

Além da equipe de técnicos do banco, também estiveram presentes o gerente regional do Médio Jaguaribe da Ematerce José Alves Menezes, o gerente local Manuel Afonso, Samuel Menezes, coordenador pelo MDR da Rota do Leite e do Mel no Ceará, o prefeito de Senador Pompeu Antônio Maurício Pinheiro, de Milhã José Darlan Pinheiro e o gerente da agência do BNB em Mombança Lutiele Facundo, representando a superintendência estadual do banco.