Ematerce promoverá curso de irrigação para técnicos do PIMP

31 de outubro de 2019 - 10:13

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

De 04 a 08 de novembro, a Ematerce promoverá Curso de Irrigação, no auditório do Centro regional Centro Sul, no município de Iguatu. O objetivo do curso é capacitar os técnicos que trabalham com o Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) nas regiões do Cariri, Cariri Leste, Cariri Oeste, Inhamuns, Sertão de Cratéus e Centro Sul. A abertura do evento contará com representantes da diretoria da Ematerce, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e gerência regional do Centro Sul.

A promoção é da Ematerce/SDA com apoio do Instituto Agropolos. Entre os temas que serão ministrados está a questão do manejo e conservação do solo, uso e reúso de águas, nutrição de plantas e interpretação da análise de solos com recomendações de adubação. Nas aulas práticas de campo, serão enfatizadas a regularidade da vazão dos emissores, gotejadores e cuidados na manutenção de toda estrutura de irrigação desde a motobomba até o número de horas de funcionamento dos sistemas.

O curso é ministrado pelos técnicos da SDA, Ematerce e Projeto São José e visa preparar agrônomos e técnicos agrícolas que atuam na assistência técnica e extensão rural estadual a prestarem ATER de qualidade aos agricultores que estão sendo beneficiados pelos projetos do PIMP, principalmente em propriedades de pequeno e médio porte.

Segundo o engenheiro agrônomo da Ematerce Nizomar Falcão, a importância destes sistemas de irrigação favorecem a implantação de uma agricultura irrigada no estado do Ceará, com eficiência de uso de água, melhoria na qualidade do produto e aumento da produtividade e renda dos produtores rurais. “A proposta é que esse conhecimento seja levado ao pequeno e médio produtor por meio do serviço de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural)”, completa Nizomar.

Irrigação

Com o processo de irrigação localizada, a água é aplicada de forma pontual, por meio das gotas, fornecendo a quantidade de água adequada que as raízes de cada planta necessitam. O sistema funciona da seguinte maneira: a água é distribuída de forma lenta, por meio de tubos e mangueiras, contendo emissores ou gotejadores, que se estendem ao longo das linhas das plantas.

Assim, esses emissores distribuem água uniformemente em toda a plantação. A irrigação por microaspersão também é importante e determinante para contornar as mudanças climáticas que afetam a produção agrícola. Ambas as modalidades podem elevar um pequeno produtor rural a categoria de grande empreendedor.