Ematerce realiza curso de Irrigação em Iguatu e até 2020 mais de mil kits serão instalados

5 de novembro de 2019 - 12:35 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Técnicos e diretores da Ematerce iniciaram nesta segunda-feira (4), curso de nivelamento sobre Irrigação Descentralizada, no auditório do escritório regional Centro Sul, no município de Iguatu. O curso vai até sexta-feira (8) com o objetivo de capacitar os técnicos que trabalham com o Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) nas regiões do Cariri, Cariri Leste, Cariri Oeste, Inhamuns, Sertão de Cratéus e Centro Sul.

Promover a formação de técnicos, discutir alternativas e projetos em torno da irrigação descentralizada, como alternativa cada vez mais urgente de convívio do agricultor com o semiárido e a escassez de recursos hídricos. Com essa abordagem, na manhã desta segunda-feira (4), o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos (foto abaixo) realizou a abertura do curso sobre Irrigação, no auditório da empresa em Iguatu.

O curso de 40 hs/aula é uma parceria do Contrato de Gestão entre Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto Agropolos e Ematerce. O curso já foi ministrado nos municípios de Limoeiro do Norte e Sobral.

A abertura do curso contou com a presença de cerca de 26 técnicos e representantes de várias regiões como Cariri Leste, Sertão Crateús, Centro Sul e Inhamuns. Segundo o diretor Itamar Lemos, a água será cada vez mais um problema urgente e uma prioridade de governos no mundo todo devido a sua escassez cada vez maior.

“A irrigação descentralizada é uma das saídas para os pequenos e médios produtores rurais, pois nossos reservatórios estão em colapso como o Castanhão com 3,75% apenas da sua capacidade. É a grande alternativa para produção de hortaliças, forragem e milho, por exemplo”, lembrou Itamar.

O curso contará como instrutores o engenheiro e técnico da Ematerce Nizomar Falcão (foto acima) falando sobre Contextualização da Irrigação, José Maria Freire pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) abordando Análise e Interpretação do Solo, Josualdo Justino Alves (Ematerce) com o tema Atribuições do Solo, a técnica do Projeto São José Maria Elizabete Carvalho abordando Reuso e Marcos Hermógenes do Instituto Agropolos falando sobre Irrigação.

Kit´s de irrigação

Para conhecer na prática algumas experiências exitosas, os participantes do curso visitarão propriedades que utilizam sistema de irrigação de melancia por gotejamento e reuso d´água no município de Quixelô.

Durante o curso, o engenheiro Nizomar Falcão fez questão de enfatizar que a experiência com a irrigação descentralizada já é um sucesso em municípios como Cedro, Quixelô, Orós e Lavras da Mangabeira. “Aproveitamos para informar, ainda, que até dezembro de 2020 serão implementados 1.363 kits de irrigação em condições praticamente de subsídio integral, com o total de R$5 mil para pagar e com uma carência de dois anos. Por isso, é importante estar atento aos prazos e divulgar junto aos produtores”, explicou Nizomar concluindo que dos 100 primeiros kit´s 42 já foram instalados em municípios da região Centro Sul num convênio entre Ministério da Integração com contrapartida do Governo do Ceará.

Mudas frutíferas

Na ocasião, também foi divulgada a disponibilidade de entrega de 65 mil mudas frutíferas para projetos atendidos pelo NIT (Núcleo de Irradiação Tecnológica). São mudas certificadas da espécie acerola, goiaba, manga, umbu e cajaumbu