Ematerce Frecheirinha Realiza o I Dia de Campo Sobre Alimentação Estratégica – Prática de Ensilagem

11 de novembro de 2019 - 09:35 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: divulgação

Na última quinta, 07, aconteceu em Frecheirinha (Região Norte) o I Dia de Campo sobre Alimentação Estratégica – Prática de Ensilagem promovido pelo Escritório Local da EMATERCE em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Produção do município. Tal evento aconteceu na comunidade Campestre, localizada na zona rural de Frecheirinha na propriedade do Sr. Francisco Manoel de Aguiar.

O objetivo principal deste momento foi estimular os produtores locais a adotarem e implantar tecnologias de fácil acesso e também de espécies forrageiras que se adaptem bem aos períodos de escassez para serem utilizadas quando os pecuaristas mais precisarem, que é no segundo semestre do ano.

Foi elogiada pelos participantes a diversidade de opções de alternativas apresentadas pelos palestrantes mostrando que não se deve ter apenas uma opção de alimentação para o rebanho, mas sim um maior leque o que irá propiciar um eficiente planejamento alimentar para os animais. Para um maior efeito didático o Dia de Campo foi fragmentado em quatro estações intituladas da seguinte forma:

Estação 01 – Alternativas Alimentares para Ruminantes: Sendo esta de responsabilidade do Zootecnista M.Sc. Renato Fontenele, EMATERCE Coreaú, o qual apresentou diversas alternativas que podem ser introduzidas de forma fácil e eficiente na propriedade rural, como: uso de palma forrageira, milho hidropônico, capineiras com forragens resistentes e maior produção (como a BRS Capiaçu), diferimento de pasto com sal proteinado, fenação e banco de proteína com leucena, gliricidia e moringa.

Estação 02 – Prática de Ensilagem: Esta ficou na responsabilidade da Zootecnista M.Sc. Thays Martins, EMATERCE Mucambo, a qual relatou sobre todo o processo de ensilagem, desde a escolha da área, idade de corte e taxa de umidade adequada da forragem para uma fermentação eficiente, picagem, compactação, aditivos e inoculantes, vedação e principais forrageiras utilizadas em nossa região.

Estação 03 – Apresentação do Silo Cincho e DM com uma Ensacadeira: O Zootecnista M.Sc. Caio Vasconcelos, Ematerce Frecheirinha, fez a demonstração do equipamento cincho explicando como que ocorre o processo de subida e enchimento, além de relatar os benefícios e desvantagens desse tipo de silo. Nesta oportunidade foi apresentado ainda uma ensacadeira exibindo para os produtores e técnicos presentes mais uma opção de armazenamento da forragem para a produção de silagem.

Estação 04 – Análise Financeira da Tecnologia e Abertura do Silo Cincho: Também de responsabilidade do Caio, neste último momento foi realizada uma análise financeira da silagem feita na propriedade exibindo para os produtores o valor de R$ 0,17/Kg considerando os custos com mão-de-obra, lona, melaço de cana-de-açúcar, almoço dos envolvidos, barbante, sal mineral e forragem. Realizou-se ainda a abertura do silo, com produção estimada de 5 toneladas, tendo uma silagem de excelente qualidade para os animais da propriedade.

O responsável técnico pela Ematerce local, o zootecnista Caio Vasconcelos, falou sobre a importância de momentos como este para os produtores locais e também para os colegas da Ematerce, pois terão a oportunidade de disseminar essas tecnologias em suas cidades de atuação elevando assim o nível produtivo da região zona norte. “A produção animal deve ter vários pilares alimentares diversificando as opções de arraçoamento, deixando assim o produtor em uma situação mais confortável em momento de escassez de alimento”, explicou.

Segundo o produtor de leite do município de Frecheirinha, Armênio Pontes, este foi um dia muito proveitoso tendo a oportunidade de observar em um mesmo lugar opções diversas de alternativas alimentares eficientes e de fácil aplicação que se adequa a realidade de cada produtor. O mesmo saiu do evento entusiasmado e garantiu a adoção de algumas das tecnologias apresentadas em sua propriedade.

Foi realizada no evento, ainda, a distribuição de forders informativos de diversas áreas de desenvolvimento produtivo e também de mudas do capim elevante BRS Capiaçu, procurando incentivar o melhoramento das atividades desenvolvidas na região.Estiveram presentes ainda o prefeito de Frecheirinha Helton Luís, o secretário de Desenvolvimento e Produção de Frecheirinha Manoel de Aguiar e a gerente do Escritório da Ematerce do Coreaú Edmatima Mendes.