Madalena: Ematerce ministra curso de cooperativismo para técnicos e agricultores

13 de novembro de 2019 - 15:10 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação da Ematerce E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), ministrou, de 11 a 13 de novembro de 2019, o Curso de Cooperativismo, na comunidade Núcleo de Irradiação de Tecnologias (NIT), de Cacimba Nova, no município de Madalena.

Legenda: Em pé, o instrutor do curso, Engº Agrº Antonio Gomes Júnior.

Segundo a gerente local da Ematerce, Lúcia Vitoriano, o treinamento foi programado para um público de 20 participantes, ou seja, agricultores e técnicos e teve por facilitador o Eng.º Agrº Antônio Gomes Júnior, assessor estadual da Ematerce, na Gerência de Apoio Técnico (Geate), em Fortaleza-Ceará.

 

Legenda: No final do curso, técnicos e agricultores elogiaram a iniciativa da Ematerce, escritório de Madalena.

COOPERATIVISMO

Na oportunidade, o assessor estadual da Ematerce explicou que o Cooperativismo é um movimento social e econômico, que se baseia na cooperação de associados em atividades econômicas. Acrescentou que visa muito mais às necessidades em grupo do que o lucro, buscando, pois, uma prosperidade conjunta.

Para o Sistema OCB, “Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo, em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”. Portanto, pode-se definir Cooperativa como uma organização constituída por trabalhadores de determinados grupos, seja econômico ou social, que desempenham uma determinada atividade.

Em outras palavras, Cooperativas são empreendimentos econômicos com o objetivo de satisfazer as necessidades econômicas de seus cooperados. Acrescente-se que celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que, reciprocamente, se obrigam a contribuir com bens ou serviços, para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.