Trabalhos exitosos da Ematerce são escolhidos por Conselho Estadual.

22 de novembro de 2019 - 09:04 # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom Ematerce

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019, no Centro de Treinamento e Extensão Rural da Ematerce, localizado em Caucaia-CE, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural – CEDR – e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – promoverão o Seminário “Construindo Autonomia de Vida no Meio Rural – Dialogo da Assistência Técnica e Extensão Rural com as Famílias dos Agricultores Familiares” (experiências exitosas). Na oportunidade, serão apresentadas 16 experiências exitosas, demandadas dos 28 órgãos de ATER, públicos e privados. As experiências serão apresentadas em grupos, por eixo (produção, comercialização, convivência com o semiárido e organização comunitária), para os 120 participantes do Seminário. Cada entidade será responsável em trazer sua experiência, para o evento, evidenciando os êxitos, e a(s) metodologia(s) utilizadas para possibilitar reflexões.

Comunidade Lagoa de Dentro, em Itapipoca-CE, assistida pelos técnicos da Ematerce.

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019, datas em que se comemoram os 20 anos do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural – CEDR – acontecerá, no Centro de Treinamento e Extensão Rural, em Caucaia-CE, o Seminário “Construindo Autonomia e Qualidade de Vida no Meio Rural- Diálogo da ATER com as Famílias dos Agricultores Familiares”. O CEDR, ligado à Secretaria do Desenvolvimento Agráriol- SDA – congrega 28 das 32 entidades públicas e privadas, que atuam na assistência técnica e extensão rural do Ceará. Durante o evento, serão apresentadas e discutidas, com cerca de 120 participantes do Seminário, as 16 experiências exitosas, existentes, em igual número de comunidades rurais, assistidas por essas entidades.

Feira de Produtos Orgânicos realizada por produtores de várias comunidades do município do Crato-CE, assistidos pela Ematerce.

Projeto de conservação de solo implantado pela Ematerce, na comunidade de Mandacaru, em Irauçuba-CE

EXPERIÊNCIAS ESCOLHIDAS PARA SEREM APRESENTADAS NO ENCONTRO “CONSTRUINDO AUTONOMIA E QUALIDADE DE VIDA NO MEIO RURAL”O DIÁLOGO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL COM AS FAMÍLIAS DOS AGRICULTORES FAMILIARES (EXPERIÊNCIAS EXITOSAS)

EIXO

EXPERIÊNCIA

ENTIDADE

MUNICÍPIO

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA

Grupo de mulheres do PPF

Flor do Pequi

Santana do Cariri-CE

Organização comunitária – Tanque Novo

CACTUS

Salitre-CE

Mufumbal – Lameirão

CEALTRU

Reriutaba-CE

Comunidade Lagoa de Dentro-

EMATERCE

Itapipoca-CE

COMERCIALIZAÇÃO

Comunidade Lagoa de Dentro

CARITAS

Bela Cruz-CE

COOPASA

Terra Três

Santana do Acaraú-CE

Cooperativismo e associativismo/ comercialização e mercado justo – Santana

CCA

Monsenhor Tabosa-CE

Feira de Produtos da Agricultura Familiar – FEPAF: A Produção de produtos sustentáveis através da agroecologia

EMATERCE

Crato-CE

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

Sistema de Saneamento Ecológico Rural – Comunidade Muxinató

IAC

Senador Pompeu-CE

Projeto p1+2 – Programa de formação e mobilização social para convivência com o semiárido – modalidade Fomento

CETRA

Itapipoca-CE

Os desafios do algodão agroecológico

ESPLAR

Novas Russas-CE

Mandacaru

EMATERCE

Irauçuba-CE

PRODUÇÃO AGRICOLA E PECUARIA

Beneficiamento do leite de cabra – Tourão

IDEF

Monsenhor Tabosa-CE

Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba – COAPOI

EMATERCE

São Benedito-CE

Quintal Produtivo – OITIS

ACB

Milagres-CE

Implantação de Sistema Agroflorestal um SAF Lagoa da Encantada – Aldeia Lagoa da Encantada

ADELCO

Aquiraz-CE

Ressalte-se que, das 16 experiências exitosas, escolhidas pelo CEDR, para serem apresentadas e discutidas, durante o Seminário, destacam-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -Ematerce – que contribuiu com 4 experiências, contemplando os 4 eixos produtivos – Organização Comunitária, Comercialização e Comércio Solidário, Convivência com o Semiárido e Produção Agrícola e Pecuária (vide tabela acima). Para apresentarem e dialogarem, sobre as experiências exitosas, a Ematerce solicitou as presenças de 2 técnicos orientadores e de um produtor por projeto indicado.

A Ematerce através do escritório de São Benedito-CE, realiza um trabalho de organização da Cooperativa dos Produtores de Orgânicos.