Ematerce divulga estudo sobre BT e o combate a pragas com micro-organismos

12 de dezembro de 2019 - 09:34 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O controle de insetos-praga,  nocivos ao homem, tem sido feito com inseticidas químicos, desde o início da década de 40, no século passado. Além do problema de poluição ambiental gerado, eles se mostraram tóxicos e sem especificidade, atingindo também os insetos benéficos e induzindo casos de resistência nos insetos/praga.

Outros compostos químicos foram, posteriormente, elaborados, mas o seu emprego intensivo, tanto na agricultura, quanto na saúde pública, resultou em novos casos de resistência e mesmo em resistência cruzada. Além do problema da resistência, com a consequente redução da efetividade do controle, o uso de inseticidas químicos também levou à redução da biodiversidade, nas áreas tratadas, à contaminação de alimentos, do solo e da água.

foto acima de armadilha natural, feita com micro-organismos e usada contra pragas do cajueiro no município de Tabuleiro do Norte/CE

 

A agricultura sustentável do século XXl exige, cada vez mais, intervenções alternativas para o controle e manejo dos insetos que sejam ambientalmente seguras e que reduzam o contato humano com os pesticidas químicos sintéticos. Como opção, podem ser utilizados micro-organismos entomopatogênicos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários, com vantagens numerosas, como por exemplo: a segurança para seres humanos e outros organismos não alvo, a redução de pesticidas, nos alimentos, o aumento de atividade de outros inimigos naturais e a recuperação da biodiversidade nos ecossistemas tratados.

Confira, no link abaixo, material completo sobre o uso do BT.

BT Bacillus thuringiensis

Fonte: Embrapa