Ematerce participa de encontro de produtores orgânicos em Várzea Alegre

28 de janeiro de 2020 - 10:53 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br - fotos : divulgação

De 20 a 22 de janeiro, no município de Várzea Alegre, aconteceu o XIX Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste – Novas tecnologias para a sustentabilidade da agricultura orgânica, com a presença de agricultores e agricultoras familiares, jovens e instituições, representando estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e do Ceará, de cidades, como Quixadá, Tauá, Baturité, Lavras da Mangabeira, Juazeiro do Norte, Barbalha etc.

O encontro contou, na programação, com várias palestras, como Sustentabilidade no Campo (Genário Azevedo) Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará; Alimentos Funcionais (Danielli Martins) Universidade Federal de Campina Grande; Turismo Rural (Marcelo – consultor) Sebrae; Tratar as Plantas e não as Doencas (Joaquim Torres) UNILAB, dentre outras.

Nas visitas às experiências, foram selecionadas (06) seis atividades, assistidas e orientadas pelo escritório da Ematerce de Várzea Alegre, e que têm resultados de destaque no município.

. Apicultura: Casa do Mel – Associação de Produtores de Mel – Sitio Mocoto
.Fábrica de polpas de frutas – produtor Aryosvaldo – Sitio Mocotó –
.Balneário do Ary – Turismo Rural e Empreendedorismo – produtor proprietário Aryosvaldo – Sítio Mocotó
.Produção de polpas de frutas e horta orgânica – produtor Cícero Soares, sítio Graiado
.Mandala – produtor Denisvaldo Guedes – sítio Graiado
. Criação de caprinos – Produtor Ednaldo – Sitio Exú

No decorrer do encontro, foram sempre relatadas experiências vividas por agricultores de outros Estados, enriquecendo sempre mais o encontro. Pararelo ao evento, aconteceu a Feira de Saberes e Sabores, com Exposição e venda de produtos da agricultura famíliar dos estados e municípios presentes, noite cultural e forró pé de serra.