Santana do Acaraú-CE: Ematerce conclui entrega de sementes selecionadas.

30 de janeiro de 2020 - 09:53 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br. Fotos: Escritório da Ematerce de Santana do Acaraú-CE.

Raquetes de palma forrageira entregues a agricultores familiares em Santana do Acaraú-CE.

A distribuição de sementes e mudas selecionadas e fiscalizadas, com excelente índice de germinação, através do Programa Hora de Plantar, instituído pelo Governo do Estado e executado pela SDA e Ematerce, tem contribuído, com incrementos significativos, da produção e produtividade agrícola e do aumento de renda e garantia de segurança alimentar de milhares de cearenses.

Em 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Ematerce foram responsáveis pela distribuição, em todos os municipios do Estado, de 3.140 toneladas de sementes, sendo: de milho variedade (400 t), milho híbrido (2.325 t), feijão caupi (36 t), sorgo forrageiro (290 t), manivas de mandioca (6.400 m³), mudas de cajueiro anão (450.000 mudas), raquetes de palma forrageira (4.500.000 raquetes), além de mudas de cajá, manga, goiaba, essências florestais (aroeira e sabiá) e beneficiando 148.000 agricultores de base familiar. Houve, também, a distribuição, em 11 municípios, do Bacillus thunrigiensis – Bt – beneficiando 192 produtores em 229 hectares.

Agricultores de Santana do Acaraú-CE recebendo sementes entregues pelos técnicos da Ematerce.

O Escritório da Ematerce de Santana de Acaraú, nos meses dezembro de 2019 e janeiro de 2020, fez a entrega de 120.000 raquetes de palma forrageira. Nesta semana, iniciou-se a entrega dos 4.490 kg de sementes (3.800 kg de milho variedade e 690 kg de sorgo forrageiro ponta negra), ofertadas pelo Programa Hora de Plantar.

A distribuição das raquetes de palma beneficiou 30 produtores de leite do município, nas comunidades Tangues, Madeiro, Campinas, Cacimbas, Tabuleiro do Gado e Morro dos Rocha. Com estas raquetes será implantado um palmal de cerca de 5,2 hectares, utilizando uma densidade de 23.000 raquetes/ha, em um sistema irrigado em fila dupla (0,4m – 0,2m – 1,8m). De acordo com o responsável pelo escritório local João Lopes, espera-se uma produtividade por volta de 250 t/ha/ano. Falou ainda sobre a importância desta tecnologia para o desenvolvimento da bovinocultura de leite em Santana do Acaraú, considerado um polo de referência na região norte do estado.

A entrega das sementes de milho e sorgo atendeu a 380 agricultores familiares, que esperam uma maior eficiência produtiva, por se tratar de sementes que atingiram, nos testes de qualidade, índices de pureza e germinação acima dos recomendados pelos parâmetros técnicos estabelecidos.