EXTENSÃO RURAL DO CEARÁ CHEGA AOS 66 ANOS, SEMEANDO TECNOLOGIA NO CAMPO

16 de fevereiro de 2020 - 12:36 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: 985) 3217.7872

 

Domingo, 16 de fevereiro de 2020, o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, que, a partir de 6 de julho de 1976, foi transformado em empresa (Ematerce) chega aos 66 anos de criação. Com certeza, mais de mil servidores lembram-se, hoje, da importante e significativa data. Essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos agricultores, sobretudo, de uns anos para cá, aos agricultores familiares, público-alvo da Extensão Rural, iniciou-se nos municípios de Maranguape, Quixadá e Redenção.

Legenda: O Centro Gerencial da Extensão Rural do Ceará, em Fortaleza, de onde partem as diretrizes para a prestação de uma assistência técnica e extensão rural de qualidade aos agricultores familiares, o público-meta.

Tudo começou, no dia 16 de fevereiro de 1954, no Estado do Ceará, quando recebeu a denominação de Ancar-Ceará (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural). Foram fundadores o Governo do Ceará, a Associação de Brasileira de Crédito e Assistência Rural, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), O Banco do Brasil, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Associação Comercial do Ceará, a Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuária do Ceará, a Federação das Indústrias do Ceará, a União das Classes Produtoras, o Clube dos Lojistas de Fortaleza e o Centro de Exportadores do Ceará.

Muita água passou debaixo da ponte, nestes 66 anos de fundação, não somente com o aumento de sua abrangência, (atualmente, assiste mais de 160 mil agricultores e suas famílias), prestando-lhes orientações técnicas agropecuárias e sociais, em 182 municípios, dos 184 existentes no Estado do Ceará. Relevância, também, deve ser dada ao crescente número de serviços, por intermédio de programas e projetos de cunho técnico e social.

Legenda: Orientação técnica, prestada  pelos extensionistas aos (às) agricultores (as), no próprio local do plantio.

A ampliação desses serviços passou a contribuir com a melhoria das condições de vida dos produtores rurais assistidos, maior fixação do homem ao campo, evitando-se a saída de muitos deles para outros estados do Brasil, incluindo-se, evidentemente, o aumento da produção, da produtividade das lavouras e da pecuária, dentre bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves, sem falar da contribuição para a sanidade desses animais, auxiliando os criadores a vacinarem-nos contra doenças infecciosas, como febre aftosa, brucelose, tuberculose e outras.

Legenda: A satisfação de quem cultiva a terra, ao receber sementes de qualidade, do Programa Hora de Plantar, do Governo do Ceará, distribuída pela Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.

Bom repetir que, há longo desses 66 anos, a Extensão Rural do Ceará continua semeando tecnologia no campo e contribuindo para a melhoria das condições de vida de parte dos produtores rurais, cumprindo, assim, a nobre missão de levar conhecimentos técnicos agropecuários e gerenciais a quem cultiva a terra, retirando dela alimentos para consumo humano e animal, mesmo em solos da região semiárida, onde se depende de chuvas regulares, para se obter safras satisfatórias, que cubram os custos de produção, sem falar da provisão de água potável, nos principais reservatórios hídricos do estado, esta, sim, considerada o maior e melhor insumo para a agricultura e pecuária.

PÚBLICO-ALVO

Legenda: Agricultor Familiar é o público-alvo da Extensão Rural no Ceará. Presidente do órgão oficial, Antonio  Amorim, em campo, para certificar-se de que o produtor rural está ou não satisfeito com os serviços a ele prestado pelos extensionistas.

As ações da Extensão Rural do Ceará estão voltadas para os agricultores familiares. O trabalho está focado na Agricultura Familiar, com vistas ao desenvolvimento rural sustentável, mediante transferência de tecnologias, geração de emprego e renda e, consequentemente, o bem-estar dos agricultores e suas famílias assistidas por profissionais de diversas áreas do conhecimento, predominando Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Técnicos Agrícolas (nível médio), Engenheiros Civis e de Pesca, Zootecnistas, Economistas, Contadores, Assistentes Sociais, Sociólogos, Administradores, Comunicadores Sociais, afora administrativos e bolsistas de nível superior e médio.

Legenda: Resultado de uma orientação técnica acertada com produtos de qualidade.

Todos – diga-se de passagem – treinados, constantemente, para exercerem bem as respectivas especialidades, fazendo o melhor que sabem, numa troca de saberes, com os agricultores, com ética e profissionalismo, em benefício do homem do campo e do Meio Ambiente, com recomendações dos extensionistas para preservarem os recursos naturais, ou seja, a Flora, Fauna e Recursos Hídricos.

AÇÕES EXTENSIONISTAS

Os resultados das ações extensionistas, em parceria com outras organizações públicas e das iniciativas federal, estadual, municipal e privada, são direcionadas para o combate à pobreza rural e à fixação do homem ao campo, a exemplo do Projeto São José, o Projeto Paulo Freire, Projeto de Agroecologia, Convivência com o Semiárido, Projeto Dom Hélder Câmara, o Programa Hora de Plantar, que, amanhã, em solenidade, no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana, acompanhado do Secretário da (SDA), Francisco de Assis Diniz, de auxiliares e servidores, de prefeitos, lideranças políticas, dirigentes e extensionistas da Ematerce e agricultores, fará a assinatura do Termo de Adesão do Programa Garantia Safra 2019/2020.

Legenda: Apoio do governador Camilo Santana, extensivo ao setor agropecuário do Ceará, visando ao desenvolvimento sustentável e geração de empregos e renda no campo.

Eis, em síntese, parte dos trabalhos do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, na data que lhe é consagrada, neste domingo, 16 de fevereiro de 2020. A partir da segunda quinzena, de março próximo, serão feitas reportagens e notícias, com visitas a campo, mostrando o que vem sendo realizado de produtivo e útil, nas propriedades assistidas, cujas ações exitosas devem ser creditadas aos agricultores e extensionistas, com apoio da diretoria executiva da Ematerce e governamental, que seguiram as orientações técnicas, repassadas pelos profissionais da empresa no dia a dia do campo.

OPINIÃO

Legenda: Presidente Antonio Amorim faz questão de estar presente, quando da entrega de sementes pelo Hora de Plantar. 

Como sempre opina, quando fala, em nome da Extensão Rural, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, reconduzido à presidência para o quadriênio 2019/2022, destaca que são prioridades desse serviço público estadual, em sua gestão, auxiliado pelo diretor técnico Itamar Lemos Marques, com mais de 40 anos, como experiente extensionista, e pelo dinâmico diretor administrativo e financeiro, Inácio Costa, reconduzido ao cargo, o reconduzido assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante, capacitar os colaboradores (o quadro funcional), os agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuação e dotar a empresa de equipamentos modernos.

Legenda: A orientação, pelos extensionistas aos criadores de bovinos, é para manter rebanhos sadios e valorizados em suas propriedades.

Ressalta, ainda, que o órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará recebe irrestrito apoio do governador Camilo Santana, do secretário Francisco De Assis Diniz, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), da qual a Ematerce é uma das vinculadas, para que continue um órgão público, funcionando, de forma eficiente e com eficácia, voltada para melhorar, conforme mencionado acima, as condições de vida das famílias rurais, sobretudo dos agricultores de base familiar, responsáveis pela produção de mais de 70% de gêneros alimentícios.

 

Legenda: Palma Forrageira vem sendo incentivada pela Extensão Rural do Ceará na alimentação animal.

Acrescenta o dirigente da Ematerce que a data, a ser comemorada, no decorrer de 2020, com início na segunda quinzena de março, não deve ser, apenas, de lembranças e de elogios aos extensionistas pelos relevantes serviços, prestados ao homem do campo. Deve, sim, ser momentos de reflexão a respeito da permanência da Extensão Rural, que precisa acompanhar a evolução tecnológica, no setor agropecuário, sendo mais atuante, eficiente e eficaz, no campo, ao lado dos produtores rurais do Estado.

 

Legenda: Constantes reuniões, com extensionistas e agricultores, para dar-lhes informações sobre benefícios governamentais para o setor agropecuário do Estado.

Deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e continuar com a vontade de superar desafios, no dia a dia, buscando meios, mais adequados, de agricultores familiares, numa troca de saberes, com os extensionistas, produzirem mais, com qualidade, sustentabilidade e sem degradar o Meio Ambiente. Segundo o dirigente da Ematerce, essa, sim, deve ser a principal preocupação dos extensionistas, no transcurso desta expressiva data, respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipais, órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora, embora, no seu dia, sem festividades, os 66 anos de atuação no Ceará. Por último, os parabéns aos extensionistas, principal capital do órgão de Extensão Rural do Ceará, e aos agricultores familiares, razão de ser desse serviço indispensável ao setor agropecuário cearense.

EXTENSÃO RURAL: ENSINANDO A FAZER, FAZENDO.

Legenda: Assessores estaduais, do Centro Gerencial, em Fortaleza,  são nivelados sobre as ações extensionistas, executadas nas propriedades rurais dos(as) agricultores(as) assistidos.

Como educadores não formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, que auxiliam os produtores rurais a obter uma produção sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e de vida no campo. Vale a pena transcrever, aqui, o que menciona o diretor técnico Itamar Lemos (Foto abaixo), no final de suas mensagens: “Não há saída sem Assistência Técnica e Extensão Rural na utilização de tecnologias adequadas ao semiárido cearense”.

Legenda: À direita da foto, o diretor técnico Itamar Lemos Marques, a exemplo do presidente Amorim, sempre presentes às atividades de campo, avaliam os trabalhos dos extensionistas e dos agricultores e incentiva-os, com parabéns, pelos êxitos alcançados em suas atividades agrícolas.

Por fim, a Extensão do Ceará, nos 66 anos de atuação, deseja obter o reconhecimento da sociedade, como instituição fundamental ao desenvolvimento agropecuário sustentável do Ceará, mantendo equipes qualificadas e compromissadas, para o alcance de resultados consistentes e transformadores, e, assim, possa conquistar a satisfação do seu público-alvo, uma vez consciente de que está melhorando suas condições de vida. Nesta reportagem, os agradecimentos e reconhecimento, por parte da diretoria executiva  da Ematerce, aos veículos de comunicação de massa, por intermédio dos eficientes jornalistas, radialistas e redes sociais, pela divulgação das atividades extensionistas no meio rural. Graças à Imprensa, a sociedade cearense e a de outros Estados da Federação tomam conhecimento  do que esse serviço estadual vem realizando, de produtivo e útil, em benefício dos agricultores e de suas famílias nos mais longínquos recantos cearenses.