Ematerce: palestra sobre galinhas caipiras para técnicos por videoconferência

28 de abril de 2020 - 18:35 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ministrou, na tarde desta terça-feira (28), por intermédio do assessor estadual, da Gerência de Apoio Técnico (Geate), Antonio Zilval Fonteles, uma palestra técnica, por videoconferência, com foco na criação de galinhas caipiras. Participaram da palestra o presidente Antonio Amorim, alguns gerentes regionais, locais e extensionistas da empresa, num total de 55 participantes.

Legenda: Zilval Fonteles destacou a importância da criação de galinhas caipiras, para aumentar a renda líquida dos agricultores familiares e dar-lhes melhores condições de vida com a venda da carne e dos ovos saudáveis.

Ao abrir a palestra, Amorim agradeceu a presença de todos, parabenizou a iniciativa da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação, na pessoa do técnico Odair Oliveira, e agradeceu ao técnico Zilval Fonteles, como especialista, por colaborar com a ampliação dos conhecimentos dos extensionistas, ao discorrer sobre a criação de galinhas caipiras. Ressaltou ainda a importância dessa importante atividade, por sinal, rentável, ou seja, um bom negócio, para os agricultores familiares, se for explorada, de forma racional, o que os ajudará a melhorar suas condições de vida, sendo mais uma fonte de renda na propriedade.

Sobre o porquê de criar galinhas caipiras, Zilval, numa linguagem simples e apresentação bem-explicativa, justificou algumas de suas vantagens, tais como: ser uma atividade de fácil manejo por mulheres e jovens; uma fonte alternativa de alimentação saudável; obtenção de renda extra para a família; o aproveitamento das fezes/cama do aviário para adubo; o crescimento rápido e o acelerado retorno do dinheiro investido; o pouco espaço utilizado, na propriedade rural, além de considerações acerca da reprodução, da fertilidade; do bem-estar das aves, da alimentação saudável, da infraestrutura de suporte à atividade, da comercialização.

Legenda: 53 participantes elogiaram a palestra e parabenizaram  Zilval Fonteles no final da videoconferência.

O assessor estadual da Ematerce citou, dentre as causas do sucesso, na criação de galinhas caipiras, o estudo da situação, com a troca de saberes, entre extensionistas e agricultores, na comunidade; a capacitação dos criadores; o querer crescer/progredir. Quanto ao insucesso, nesta atividade, destacou a falta do conhecimento e da capacitação; o fato de basear-se em palpites; ser um avicultor de fim de semana; e pensar que sabe tudo.

Ao falar acerca da finalidade da criação de galinhas caipiras, o palestrante ressaltou: se for para corte, deve ser abatido aos 85 dias; vendido vivo, com peso de 2,0kg a 2,80kg, em termos de produção de carne. No tocante à criação, para postura de ovos, recomenda as raças Brown; Plymouth; Paraíso Pedrês. Abordou, também, o modelo correto das instalações; a área de pastejo e instalar bebedouros funcionais.

Observou Zilval ser importante, quando da aquisição das galinhas, se for para corte ou postura, escolher bem a raça; a quantidade de aves e o importante: adquirir os pintos sexados ou em estabelecimentos conhecidos e registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disse mais que jamais criar galinhas caipiras, no meio de outras aves (capotes, patos, perus etc.), isto é, ocupando o mesmo espaço no criatório.

No final, chamou atenção, para a prevenção de doenças nas galinhas, afora a necessidade de vaciná-las, caso surjam doenças em outras propriedades. Na sua opinião, é mais vantajoso, financeiramente, criar galinhas caipiras para postura do que para corte. Agradecendo a participação dos colegas extensionistas, afirmou que, na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, fará a mesma palestra para os colegas da Gerência de Apoio Técnico (Geate), na qual é lotado.