“Teremos recorde da safra de milho”, prevê presidente da Ematerce

30 de abril de 2020 - 13:23 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em entrevista nesta quinta-feira (30), na Rádio Assunção AM 620, o presidente da Ematerce Antônio Amorim conversou com ouvintes e os jornalistas Júlio Sales e Paulo Santiago sobre Produção Agrícola em Tempos de Coronavírus. No bate-papo, o presidente da Ematerce disse da sua expectativa do recorde de Safra de Milho em 2020

Medidas de isolamento entre os agricultores, recorde da Safra de Milho 2020, programas de irrigação descentralizada, pecuária, foram alguns dos temas abordados em bate-papo de pouco mais de trinta minutos, em que o presidente da Ematerce participou, na manhã desta quinta-feira (30), ao vivo, na Rádio Assunção AM 620, no programa Alô Fortaleza, com os jornalistas Júlio Sales e Paulo Santiago.

Debatendo o tema Produção Agrícola em Tempos de Coronavírus, Amorim apresentou dados da atuação da Ematerce em todo o estado, através dos escritórios regionais (18), locais (72) no total, e dos postos avançados (96), além da atuação de 700 técnicos, que realizam atendimento de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) em 182 municípios cearenses. O gestor ainda reforçou o trabalho de apoio e formação feito através do Cetrex (Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural), sediado no município de Caucaia, onde são realizados treinamentos, palestras e encontros para agentes rurais, técnicos e gerentes da empresa.

Safra de Milho

Sobre a perspectiva de Safra de Milho para 2019/2020, Amorim foi otimista e confirmou a estimativa de recorde feita pela Conab (Companhi Nacional de Abastecimento), em março deste ano, da safra de 251,9 milhões de toneladas, com variação de 4,1% sobre a safra passada e ganho de 9,9 milhões de toneladas, em todo o país. No Ceará, a previsão, conforme sistema da Ematerce, é de uma safra de 720,081 mil toneladas, 65,85% maior do que a safra 2018/2019, que foi de 434.172 toneladas.

O milho representa nesse momento 79,62% da safra total de grãos do estado, de acordo com o diretor técnico da Ematerce Itamar Lemos. Já a safra do feijão, por conta das enchentes em algumas regiões, teve a estimativa de colheita reduzida e a previsão é ficar em 174.628 mil toneledas.

“Com esses dados do nosso sistema e pelo que observamos nos últimos meses, a partir das ótimas precipitações de chuvas e o bom inverno em todo o estado, a perspectiva é de um crescimento muito bom e acima dos 60% da safra do milho. Além disso, temos a expectativa de uma boa safra de castanha e mandioca”, confirmou Amorim.

Perímetro Irrigado

Questionado sobre parcerias com órgãos como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), Amorim lembrou a importância deste diálogo com várias instituições que atuam ou apoiam ações e programas junto ao agricultor familiar, como acontece no Perímetro Irrigado Lima Campos, onde produtores e pescadores já são atendidos com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e deverão ter ampliadas ações a partir de peixamento do açude, em fase de negociação.

Pecuária

Amorim reforçou, também, o crescimento do setor da pecuária de leite, principalmente nas regiões do Sertão Central, Inhamuns, Crateús, Centro Sul, Cariri e região Jaguaribana. Segundo o presidente da Ematerce, no caso do Cariri, especificamente, além da pecuária, a tradicional produção de cana-de-açúcar deu lugar à fruticultura, especialmente a banana. “Com a implantação do Pimp (Programa de Irrigação em Minha Propriedade), conseguimos resultados expressivos com a produção de leite, inclusive com crescimento todos os anos. O município de Morada Nova é um exemplo disso, que com Quixeramobim são grandes polos da nossa bacia leiteira. Com pequenos reservatórios e uso de inovações como a palma forrageira, sorgo e outras alternativas, os produtores têm alcançado índices formidáveis de produção e comercialização”, comemora Amorim.

Atendimento online

Para manter a assistência técnica ao produtor rural durante o período da pandemia de Covid19, a Ematerce se preparou com rapidez e montou uma infraestrutura de atendimento online pelo site oficial da empresa, onde técnicos plantonistas prestam informações em horário comercial, de segunda a sexta-feira. “Além disso, fazemos atendimentos pontuais com o setor administrativo, com o secretário De Assis do Desenvolvimento Agrário, com os próprios produtores. Ontem, por exemplo, fizemos um encontro com 48 técnicos do setor de apicultura, um segmento que vem crescendo muito forte em todo o estado e surge como importante setor da economia para pequenos e médios produtores”, salientou o presidente reforçando que tem atuado para apoiar as medidas de restrição determinadas pelas autoridades de saúde e o governador Camilo Santana, visando preservar a vida e a saúde dos trabalhadores não apenas no campo, mas nas cidades também.

O presidente Antônio Amorim também comemorou a prorrogação dos contratos dos bolsistas agentes rurais por mais um ano, em votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, atendendo iniciativa do deputado Elmano de Freitas e que segue agora para sanção do governador.