Ematerce apresenta Plano Plurianual 2020/2023 por videoconferência

13 de maio de 2020 - 10:32

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) deu continuidade, ontem à tarde (12/05/20), ao ciclo de videoconferências, com foco no tema: Plano Plurianual 2020-2023, apresentado pelo assessor estadual, lotado na Gerência de Programas e Projetos (Gerpro), Engenheiro Agrônomo Francisco Bérgson Fernandes (foto abaixo).

Legenda:O palestrante Francisco Bérgson recebeu elogios dos diretores e dos participantes pela clara e objetiva apresentação do PPA. 

Na abertura, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Francisco De Assis, (foto abaixo) mencionou a importância da palestra e destacou a atuação da Ematerce, como uma empresa pública estadual, respeitada e acreditada, devido a seu eficiente quadro funcional, e à sua história, ao longo dos anos, sempre contribuindo para a melhoria de vida dos agricultores cearenses, repassando, em uma troca de saberes, orientações técnicas agropecuárias, gerenciais e sociais. Encerrando sua participação, foi enfático: “Zelem pela saúde de vocês, de suas famílias e de outras pessoas, seguindo o que diz o slogan Fique em Casa”.

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (Foto abaixo), em sua fala, agradeceu a participação dos extensionistas, dentre gerentes estaduais, regionais, locais, equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação e dos assessores estaduais, vinculados às Gerências de Apoio Técnico (Geate) e Programas e Projetos (Gerpro), geridas por Cláudio Matoso e Antonio Tarciso Coelho Pinto. Afirmou ser uma ocasião ímpar, pois oportunizava nivelar os conhecimentos dos principais pontos do Plano Plurianual Anual (PPA 2020-2023), a 100 extensionistas, mediante a apresentação pelo técnico da empresa, Francisco Bérgson, a quem parabenizou pela exposição clara e objetiva.

Na oportunidade, o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques (Foto abaixo), ponderou que a apresentação do PPA ensejou o surgimento de novos pensares, acerca das ações extensionistas, no atendimento aos agricultores, considerando-se o fato de que houve uma mudança de mentalidade, no meio rural, e aperfeiçoamento nos equipamentos agrícolas, graças ao funcionamento de tecnologias e da Internet, com a qual produtores rurais (adultos e jovens), acessam informações, a respeito de assuntos agropecuários, tanto pelos veículos de comunicação de massa, quanto pelas redes sociais, afora aplicativos, a exemplo de WhatsApp, Chat e outras ferramentas de comunicação. Por último, parabenizou o palestrante que, em sua opinião, fez a melhor apresentação do PPA 2020-2023 de quantos participou.

Legenda: Diretor Técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques, disse ter sido a melhor apresentação, de quantas participou, acerca do PPA 2020/2023.

Ao referir-se ao tema de sua palestra, Bérgson saudou os presentes e, com auxílio de lâminas de Power Point, conceituou o que é Plano Plurianual, ou seja, um instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública Estadual para um período de quatro anos. Destacou ainda que o PPA determina as escolhas pactuadas com a sociedade e contribui para viabilizar os objetivos propostos na consecução dos resultados desejados.

Em seguida, Bérgson falou a respeito da mudança de padrão, em termos de Gestão Pública, referente à tradicional, esta se volta para a estrutura, o modelo de gestão, processos e insumos, e produtos. Pontuou que a Gestão para Resultados tem, como fundamento, o cumprimento real da equipe e o empenho de todos, inclusive dos gestores, para o atingimento de metas, com vistas a melhorar os resultados em benefício dos cidadãos e da sociedade.

Explicou também que, no Plano Plurianual, para o quadriênio 2020-2023, em cumprimento ao disposto, no §1º do art. 203, da Constituição Estadual, ficou estabelecido que este orienta a implementação de políticas públicas, e se pauta pelo conjunto de premissas, como a Gestão para Resultados; Participação cidadã; Promoção do desenvolvimento territorial; Intersetorialidade; e Promoção do desenvolvimento sustentável. Sobre o termo Iniciativa adiantou consistir na declaração governamental, visando melhorar o desempenho dos indicadores programáticos, tratando-se da estratégia, implementada, ou seja, os caminhos, as linhas de atuação, que gerarão as Entregas para o público-alvo;

Legenda: Um total de 100 extensionistas abrilhantou a videoconferência sobre PPA 2020/2023.

Segundo consta no PPA, a Entrega significa o bem ou o serviço que o público-alvo receberá, no tocante a determinada estratégia, ao longo dos quatro anos de vigência do Plano, com metas regionalizadas, para 2020 e para o período 2021-2023. Já o Valor Global diz respeito à totalidade dos recursos orçamentários e extraorçamentários, disponibilizados para a realização do Programa no período do Plano.

O palestrante informou que, com as mudanças, no mundo atual, a Extensão Rural do Ceará precisa ser praticada com outra visão, bem diferente da atual, buscando-se assistir os agricultores familiares, com mecanismos eficientes e eficazes, para alcançar resultados consistentes, voltados para a sociedade, como preconiza o PPA estadual. Reportou-se, outrossim, à chegada da Agricultura 4 G, porém com a necessidade de os extensionistas, sobretudo os de 60 anos em diante, serem capacitados, para dominarem as tecnologias prevalecentes na atualidade.

Finalizando, declarou esperar, nos próximos anos, uma assistência técnica e extensão rural melhor, sentido de mais eficaz, em seus resultados, do que a atual, em termos de infraestrutura física, de equipamentos de Tecnologia da Informação, de metodologias e da atuação de extensionistas jovens, capacitados, e com disposição, para prestarem serviços aos agricultores, suas famílias e à sociedade, de forma mais rápida, com eficiência e eficácia na obtenção dos resultados almejados.

Legenda: Uma das lâminas apresentada pelo  palestrante Bérgson. 

Vale ressaltar a participação de alguns assessores, que deram sugestões, para que seja ampliada a abrangência do público-meta da Ematerce, mediante o engajamento da juventude e de mais mulheres rurais, porém, diferentemente, dos tempos em que a empresa trabalhava com os (as) jovens rurais. Ao término da palestra, ficou acertada uma reunião entre uma equipe de assessores estaduais, para discutir e apresentar os pontos aventados à diretoria no decorrer da videoconferência.