Palestra mostra a grande força da Agroindústria na Agricultura Familiar

10 de novembro de 2020 - 23:07 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Em vídeo conferência, realizada no canal oficial da Ematercer no Youtube, o fiscal agropecuário Francisco Leandro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), trouxe um cenário econômico e aspectos sanitários e estruturais, sobre a realidade das agroindústrias no estado, principalmente no setor de polpas de frutas e bebidas.

Participaram do encontro virtual, na tarde desta terça-feira (10), o presidente em exercício da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), o diretor técnico Itamar Lemos, gerentes locais e regionais, técnicos e agentes rurais. Entre os principais pontos destacados por Francisco Leandro, estão o grande potencial e a pujança produtiva do setor agroindústrias de bebidas.

“O Ceará possui atualmente a maior fábrica de polpa caju do mundo, no município de Aracati, que produz 450 toneladas de suco por dia no pico da safra. Só uma unidade é responsável pela comercialização de quatro tipos de água de coco, para exportação, ao mercado norte-americano e europeu”, explicou Leandro, reforçando que de 500 fábricas de bebidas, devidamente, registradas, metade é de polpas de frutas.

Na foto acima, agroindústria de cajuína no município de Beberibe. 200 toneladas/ano foram produzidas em 2020.

Fiscalização

Além do importante trabalho da Ematerce, no acompanhamento de instalação de agroindústrias por projetos, como o São José, citado pelo técnico do Mapa, foi enfatizadas, ainda, a atuação da empresa, na fiscalização das agroindústrias, seu funcionamento e sua adequação, nas normas sanitárias de órgãos, como a Vigilância Sanitária.

“Hoje, este trabalho de fiscalização é feito, em parcerias com vários órgãos, e a presença da Ematerce, com sua expertise, é fundamental. Os órgãos de fiscalização não trabalham mais sozinhos; estão todos integrados, a exemplo do Mapa, Receita, Federal, Sefaz, Ibama, vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, Adagri, Ematerce, que realizam importantes treinamentos e acompanham vários processos”, orienta Francisco Leandro, destacando que, cada vez mais, os produtos, que têm origem, nessas pequenas e médias agroindústrias, são destinados à alimentação escolar no setor público.

“Daí, ser fundamental o controle de qualidade, desde a criação daquela unidade até o seu processo de desenvolvimento”, finaliza Leandro. São itens exigidos em programas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Marco Legal

O técnico enfatizou, ainda, o Marco Legal, para a Produção de Bebibas, instrumento voltado para esse controle de produção e desenvolvimento dos produtos. Confira alguns pontos mais importantes desse marco:

– Toda bebida precisa estar registrada no Ministério da Agricultura, sem exceção.
– Na área Animal, existem três tipos de inspeção (SIM, a venda no município), (SIE, a venda no estado) e o (SIF), a venda no país e exportação).
– O registro é válido, tanto para a empresa com CNPJ, quanto para quem possui a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).
– Todo produto precisa atender a um padrão estabelecido, como cachaça, polpa de frutas, cerveja e outros.
– Todas as bebidas do Brasil, inclusive as importadas, precisam de rotulagem com todas as informações do produto.

Um dos problemas, mencionado por Francisco Leandro, é que muitas unidades produtivas não atuam com as devidas normas sanitárias, como o problema de contaminação cruzada, quando não há a devida separação e manuseio de produtos de origem animal e vegetal, feitos inadequadamente no mesmo ambiente e sem a necessária higienização.

O técnico realiza palestras e conferências. em todo o estado, esclarecendo sobre normas, recomendações, visando à adequação dessas unidades produtivas, agroindústrias ou não. Este documento fica disponível no site do Mapa, para consulta gratuita, contendo a Norma Nº 01/2019. Para o presidente Antônio Amorim, esse nivelamento de informações, conteúdos, normas, procedimento, é essencial, para o bom funcionamentos dos estabelecimentos, sua comercialização, melhor aceitação, no mercado, e profissionalização dos produtores.

Mercado potencial

De acordo com pesquisa, realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre o comportamento de consumo cearense, e apresentada durante a conferência, durante o período mais crítico da pandemia, entre abril e julho, o consumo e o apetite da população aumentaram. Os principais itens consumidos foram água de coco (30%), produtos naturais, frutas, legumes e hortaliças (51%) e 74% disseram que ingeriram mais água e outros líquidos.