SDA implantou 162 kits de irrigação, no ano de 2020, em parceria com Ematerce

18 de janeiro de 2021 - 10:04 # # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) implantou 162 Kits de irrigação, em 11 municípios cearenses, no ano de 2020, numa parceria com a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. Os municípios contemplados foram, notadamente, no Vale do Jaguaribe, Quixelô, Cedro, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Banabuiú, Mombaça, Alto Santo, Jaguaribe, São João do Jaguaribe e Milhã.

De acordo com o Eng.º Agrº Nizomar Falcão Bezerra (foto acima), coordenador do Núcleo de Irradicação de Tecnologias, lotado na Gerência de Apoio Técnico (Geate), da empresa, em Fortaleza-CE, são 162 hectares irrigados, com assistência técnica e extensão rural da Ematerce, para que os agricultores familiares possam cumprir seus compromissos financeiros, acordados com o estado do Ceará, isto é, o pagamento de 50% do valor do kit, após 2 anos de carência, divididos em 5 parcelas anuais.

Legenda: além de garantir a produção, durante períodos de entressafras e em épocas de escassez de água, a irrigação propicia maior produtividade, com o uso eficiente de tecnologias e insumos, como: fertilizantes, sementes selecionadas, energia elétrica, mão de obra qualificada etc., afirma Nizomar Falcão.

O assessor estadual da Ematerce informou, ainda, que a área irrigada ocorreu, por meio de gotejamento, microaspersão e aspersão, principalmente, de feijão e capim. A respeito dos tratos culturais, especificou as capinas, o combate às pragas e às doenças, manejo da irrigação, irrigando-se, nas horas mais frias, dos dias, para estimular a floração. Já o espaçamento, orientado para o feijão, é de 20cm, entre covas, e 0,80m entre linhas. Lembrou que, na área do plantio, usou-se a adubação orgânica, para complementar a adubação natural do solo aluvial.

Legenda: Com assistência técnica e extensão rural, há ganhos na produção e na produtividade das lavouras, afora aumento na renda líquida, deixando agricultores e extensionistas satisfeitos, com resultados consistentes.

Prosseguindo, adiantou que o agricultor José dos Santos Saraiva, residente, na localidade de Lagoa Grande, no município de Morada Nova-CE, é responsável por um pagamento de 50% do valor do projeto, ou seja, R$ 9.499, 92. Saliente-se que esse agricultor familiar, em conversa com o diretor técnico da Ematerce, Eng.º Agrº Itamar Lemos Marques, afirmou ter colhido 30 sacos de feijão, vendendo a unidade por R$ 400,00, colhida em 1,0 hectare. Ao final, Nizomar disse que, para o ano de 2021, a previsão é a Ematerce orientar a instalação de 352 kits de irrigação.
.