Ematerce assiste projetos agroecológicos em comunidades de Sobral-CE

28 de janeiro de 2021 - 09:06 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Sobral-CE

 Produtor Adriel Bispo, da comunidade de São Domingos, em Sobral-CE, trabalhando nos tratos culturais do plantio de hortaliças.

O Projeto PAIS (Projetos Agroecológicos Integrados e Sustentáveis), implantado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), na comunidade de São Domingos, em Sobral-CE, tem como principal objetivo possibilitar a produção de alimentos (frutas e hortaliças) mais saudáveis, sem uso de agrotóxicos, servindo tanto para o consumo das famílias dos agricultores da comunidade como para a comercialização.

O responsável, por acompanhar esse projeto, é o jovem Adriel Bispo, que, desde muito cedo, segue os passos de seu pai, João Evangelista Mendes Bispo, atitude admirável, pois, hoje em dia, a maioria dos jovens vai para as cidades, em busca de outras oportunidades, deixando de lado o meio rural, informa a técnica da Ematerce de Sobral-CE, Inucência Linhares.

Atualmente, o PAIS, instalado na comunidade São Domingos, conta com uma área de cultivo de um hectare, com plantio de olericultura, com foco em folhosas, sendo a principal atividade geradora de renda. A comercialização é feita, principalmente, por meio do programa governamental PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). No ano passado (2020), foram vendidos mais de 1.000 quilos de cheiro verde (coentro e cebolinha), 30 quilos de pimentinha, couve-manteiga, sem incluir as vendas, realizadas na própria comunidade, contando com o apoio de redes sociais, na divulgação dos produtos e venda direta, por meio do grupo de WhatsApp da comunidade.

Plantio irrigado por gotejamento  de hortaliças, comercializada através do  PAA.

O PAIS recebe assistência técnica contínua da Ematerce, escritório de Sobral-CE, sempre buscando práticas alternativas e sustentáveis, visando à diminuição de gastos com insumos, como adubação química, substituindo-a por compostagem, utilizando a prática de cobertura morta e, quando aparecem, eventualmente, ataques de pragas ou doenças, nas hortas e fruteiras, é recomendado o uso de defensivos naturais.

Além de folhosas, a técnica em fruticultura da Ematerce, Brena Brandão, responsável por orientar o PAIS, na comunidade, enfatiza a importância de diversificar a produção, que, atualmente, conta também com a plantação de algumas frutíferas, a exemplo do mamão, cuja produção é comercializada para o PAA e dentro da própria comunidade. As frutas excedentes são processadas e utilizadas como matéria-prima, no fabrico de doces caseiros, para venda também ao PAA. O Projeto PAIS produz, ainda, a couve-manteiga, totalmente, orgânica, muito aceita na comercialização.