Redenção: Ematerce acompanha funcionamento de agroindústria de polpas de frutas

28 de janeiro de 2021 - 09:48 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório de Redenção, acompanha a produção de polpas de frutas de uma Agroindústria, localizada na comunidade Susto, no distrito de Antônio Diogo, município de Redenção, da Associação de Agricultores Familiares.

O funcionamento da agroindústria iniciou-se, em outubro de 2020, com a produção de polpas de manga, caju, goiaba, dentre outras. O valor do projeto, para este empreendimento, foi de R$ 259.551,42, inclusive a contrapartida foi da Associação, pelo Projeto São José III. O principal objetivo foi reformar a unidade de beneficiamento de polpa de frutas, a aquisição de máquinas, equipamentos e um veículo.

Segundo o gerente da Ematerce local de Redenção, José Audísio da Silva, por meio desse projeto, foi possível beneficiar um grupo de 20 produtores e suas famílias, mediante o aproveitamento da produção de frutas, produzidas em Redenção e em outros municípios, do Maciço de Baturité, contribuindo também para a ocupação da mão de obra, muitas vezes ociosas, com geração de emprego e renda para as famílias envolvidas.

Ressaltou Audísio que, tendo como presidente da Associação, a senhora Francisca Torres Bezerra (Cimar), através do seu empenho, dedicação e competência, ela conseguiu executar, de maneira correta, a gestão e a aplicação dos recursos financeiros, liberados, o que contribuiu para o soerguimento do município e o bem- estar das famílias beneficiárias.


Adiantou que, durante a execução do projeto, verificou, como fiscal do Projeto São José III, a aplicação correta dos recursos financeiros com a elaboração de relatórios. Disse que esse empreendimento atende um antigo desejo da comunidade, considerando o alto potencial, em matéria-prima, existente em Redenção e demais municípios, do Maciço de Baturité, sem falar da ocupação de grande parte da mão de obra disponível.