Alcântaras-CE: Ematerce orienta produção de hortaliças e peixes.

1 de fevereiro de 2021 - 10:51 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br. Fotos: Escritório de Alcântara-CE

A Sra. Lourdes Nascimento sendo orientada por técnico da Ematerce de Alcântara-CE.

.No município de Alcântaras, na região serrana de Sobral-CE, na zona norte do Estado, o agricultor familiar, Tarcísio do Nascimento, e sua família, proprietários da fazenda Livramento, plantam verduras e criam peixes, aves(galinha caipira) e porcos. As atividades agropecuárias são exploradas numa área de 0.5 hectare. Nessa área, tem também um projeto mandala, implantado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – com recursos de R$ 6.000,00, financiados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Tanque para criação de peixes na comunidade Livramento, no município de Alcântara-CE.

Contando com a mão de obra dos seus filhos e da esposa dona Lourdes (Maria Fernandes Gomes), o agricultor Tarcísio Nascimento produz, nas hortas, folhosas, sem o uso de agrotóxicos, servindo para o próprio consumo e para a comercialização. O projeto, implantado e em pleno funcionamento, objetiva aumentar a renda da agricultura familiar.

Cada canteiro de verduras tem um metro de largura, por quatro metros de comprimento, e espaçamentos, entre sulcos de 30 a 40 centímetros. Os canteiros produzem, mensalmente, 500 quilos de folhosas (alface, coentro, cebola de palha e couve), em média. Na propriedade, foi implantada uma atividade, pouco explorada na região, a piscicultura (criação de peixe), com as devidas orientações técnicas do Engenheiro de Pesca, da Ematerce, Mendes Torres. Uma despesca foi realizada e a produção foi vendida na sede do município. Na pecuária de pequenos animais, a família cria galinhas caipiras para o próprio consumo e para a comercialização.

A comercialização da produção é feita, em sua maioria, na feira da agricultura familiar, na sede do município de Alcântaras-CE, que acontece duas vezes ao mês e também, na própria comunidade e localidades vizinhas. Grande parte da produção é destinada aos programas do governo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Só, no ano de 2020. Tarcísio Nascimento vendeu mais 1.000 quilos de alimentos para o PAA. Todas essas atividades são orientadas e acompanhadas pelo técnico Renato Moraes, da Ematerce de Alcântaras-CE.