Ematerce divulga ações da Ouvidoria desenvolvidas em 2020

10 de fevereiro de 2021 - 09:25 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a exemplo de anos anteriores, por intermédio da Ouvidoria, gerenciada pelo Engº Agrº Marcos Antonio Paulino Dias, conforme relatório de 2020, protegido pela Lei Federal 13.460, de junho de 2017, divulga as ações, em benefício dos(as) cidadãos (ãs), que enviaram demandas, no decorrer do mencionado ano, para serem avaliadas e tomadas as devidas providências pela presidência da empresa, no tocante a denúncias, reclamações, elogios e sugestões num total de 122 manifestações.

Segundo Marcos Paulino (foto), é importante destacar que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), a partir de 2015, alterou o sistema de entrega dos Relatórios das Ouvidorias Setoriais, estipulando que não mais seria semestral e sim anual, objetivando relatar, uma vez por ano, as manifestações, encaminhadas pelos (as) cidadãos (ãs) e pelos empregados da Ematerce, quanto a falhas, nos serviços públicos, prestados, ou a irregularidades, por parte de empregados da empresa.

Ressalta, ainda, o ouvidor da Ematerce que o Relatório de 2020 tem como principal objetivo informar à CGE, aos dirigentes, aos empregados e à sociedade, de modo geral, o que foi demandado pelos cidadãos (ãs) e empregados da empresa, no que diz respeito a denúncias, reclamações, críticas e até elogios, com a finalidade de corrigir os senões, quanto à gestão e aos procedimentos disciplinares de seus dirigentes e empregados.

Destaca a Ouvidoria da Ematerce um ponto importante, no Relatório de 2020, ou seja: todas as manifestações da Ouvidoria foram levadas ao conhecimento presidência da empresa. Após lê-las e analisá-las, direcionava-as para os setores competentes tomarem as providências, que cada caso merecia, porém com a preocupação de serem dadas respostas, respeitando-se, com raras exceções, o prazo máximo de 15 dias, a contar da data do envio pela CGE à setorial, a qual tem um prazo de 15 dias, para respondê-las, podendo prorrogar esse prazo por até 30 dias, ao (à) cidadão (ã), segundo reza o Decreto do Governo do Estado, de nº 30.474, datado em 29 de março de 2011, publicado no Diário Oficial.

Acrescentou que, desde 2019, a Ouvidoria funciona em sala exclusiva, para atender o cidadão (ã), além dos empregados da empresa, que desejarem fazer manifestações de forma presencial. Vale salientar, também, que a Ouvidoria da Ematerce, nas pessoas dos Ouvidores, Eng.º Agr° Marcos Paulino, e do substituo José Diógenes Pessoa, participou, de maneira virtual, de todas as reuniões da empresa, de palestras, por convocação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), durante o ano de 2020, e que o trabalho ocorreu no sistema de Home Office.

Na oportunidade, o ouvidor-titular da Ematerce menciona o irrestrito apoio da diretoria executiva e agradece a colaboração de todos, para que fossem alcançados resultados satisfatórios e agradando aqueles (as) que enviaram suas demandas à Ouvidoria, num total de 122 manifestações, no período de um ano. Para mais informações, basta acessar o site da Ematerce: www.ematerce.ce.gov.br e ir para setor de Ouvidoria. Visando dar mais agilidade aos serviços e ao atendimento da Ouvidoria, no Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza-CE, informa que o serviço está, desde o dia 27 de maio de 2019, sendo prestado em sala exclusiva, no primeiro piso do edifício da Ematerce, em Fortaleza/CE.