Governo envia mensagem à AL para prorrogar contratação de 187 agentes rurais

10 de março de 2021 - 15:33 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O governador Camilo Santana enviou, nesta terça-feira (9), mensagem nº 8621/21 à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL), prorrogando a contratação de Agentes Rurais do Programa Agente Rural, programa executado pela Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) com recursos do Governo do Ceará e coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A medida vai beneficiar diretamente 249 mil agricultores familiares, atendidos e orientados pelos agentes rurais em diversos programas do governo cearense como o de distribuição de sementes Hora de Plantar, o Garantia Safra e o Projeto Dom Hélder. A decisão, que ainda será submetida às comissões da AL, volta ao plenário nos próximos dias para ser sancionada pelo governador Camilo Santana. Serão atendidos com a prorrogação dos contratos 187 agentes rurais até o final de 2021, já beneficiados com a extensão dos contratos desde abril de 2020.

“Nesse momento de pandemia, o poder executivo e o legislativo, através de emenda do deputado estadual Elmano Freitas, trabalham num esforço conjunto para manter esse importante atendimento aos produtores rurais familiares por meio do Programa Agente Rural, que presta o serviço de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) em diversas ações e projetos do governo”, explica o presidente da Ematerce Antônio Amorim, informando que os atuais contratos encerraram-se em janeiro de 2021.

Agente Rural

O Governo do Estado do Ceará criou no ano de 2003 o Programa Agente Rural (PAR), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), criada em 2007. O Agente Rural é um programa que seleciona técnicos com conhecimento específico à serviço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) na atividade de transferência de conhecimentos tecnológicos aos agricultores familiares, orientação de processos produtivos como irrigação, pecuária e dezenas de outras ações agropecuárias.

O programa já foi alvo de pesquisa por estudiosos da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2010, onde constatou-se a eficácia do programa do Agente Rural na vida dos agricultores familiares em pontos positivos como o emprego e renda agropecuária dos produtores assistidos.Em geral, o índice de qualidade de vida dos produtores assistidos é superior em relação aos não-assistidos.

Foram entrevistados 90 produtores, sendo 45 assistidos pelo programa e 45 não-assistidos, nos municípios de Baturité, Iguatu e Quixadá. A avaliação dos produtores no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados pelos agentes rurais foi satisfatória, segundos os coordenadores da pesquisa, os engenheiros agrônomos e professores Verônica Sousa Ferreira e Ahmad Saeed Khan.