Sertão Central: Ematerce conclui distribuição de manivas na região

26 de março de 2021 - 11:54 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritórios e Secretarias Municipais de Agricultura

Manivas do programa Hora de Plantar sendo plantadas por agricultores familiares da região do Sertão Central.

Os produtores rurais do Sertão Central do Ceará, foram contemplados com manivas de mandioca, fornecidas pelo programa de distribuição de sementes selecionadas do Governo do Estado, com recursos financeiros do Fundo Estadual de Combate à Pobreza- Fecop-, Programa “Hora de Plantar”, que é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA- e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará-Ematerce-, com apoio das Secretarias Municipais de Agricultura.

Agricultor Familiar transportando manivas sementes de mandioca fornecidas pelo programa Hora de Plantar.

Por meio dos escritórios locais da Ematerce de Quixeramobim-CE, Senador Pompeu-CE, Milhã-CE, Quixadá-CE e Banabuiú-CE, foram entregues, neste mês de Março/2021, o total de 350 m³ de manivas de mandioca, beneficiando 115 agricultores familiares, destes municípios.

Em Quixeramobim-CE, foram entregues 100 m³ de manivas a 21 produtores; em Senador Pompeu-CE, 100 m³ a 18 produtores; no município de Milhã-CE, 23 produtores foram contemplados com 90 m³ de manivas sementes; em Quixadá, os 30 m³ de manivas foram entregues a 28 produtores; finalizando a entrega, no município de Banabuiú-CE os 30 m³ contemplaram 25 produtores.

Ematerce e Secretarias Municipais de Agricultura entregam sementes selecionadas de mandioca.

Informa o gerente regional da Ematerce na região do Sertão Central, Albany Rangel que com essas manivas os produtores beneficiados vão plantar uma área de 70 hectares de mandioca que, dependendo da quadra invernosa, esperam obter uma produção de 1.400 toneladas de raízes, para alimentação humana e de 2.100 toneladas de massa folear que serão utilizadas na alimentação do rebanho bovino, após o segundo ano do plantio.

O técnico Antônio Ismak, da Ematerce de Milhã-CE, entrega sementes de mandioca a produtor.

A logística de entrega das sementes distribuídas pelo programa Hora de Plantar foi possível graças à disponibilidade das equipes dos funcionários dos escritórios locais dos municípios atendidos e também com o importante apoio das Secretarias Municipais de Agriculturas através dos seus respectivos Secretários: Célio Oliveira(Quixeramobim); Senador Pompeu, Marta de Sousa; Milhã (Wilk Pinheiro); Banabuiú (Fausto Brito ) e Quixadá (Francisco Fausto Nobre).

Mesmo afetado pelas restrições impostas pela pandemia do Covid-19, os responsáveis pelas unidades da Ematerce de Senador Pompeu ( Afonso Cavalcante), de Milhã ( Antônio Ismak Bandeira), de Quixeramobim (Albany Rangel), de Banabuiú ( Michael Ramalho e Américo Lima), concluíram com êxito a distribuição das sementes.