Várzea Alegre-CE: Ematerce e município distribuem mudas de sabiá para reflorestamento

19 de abril de 2021 - 09:59 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br. Fotos: escritorio da Ematerce de Várzea Alegre-CE.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – a Secretaria Municipal de Agricultura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Semma– de Várzea Alegre – CE estão distribuindo, gratuitamente, para os agricultores familiares interessados, 90 mil mudas de plantas de sabiá, de excelente qualidade fitossanitária.

A solenidade de distribuição inicialmente, de 40 mil mudas de sabiá, contou com as presenças do Prefeito de Várzea Alegre-CE, José Hélder Máximo, dos secretários municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, Matias Alves e José Marcílio Feitosa, respectivamente, da presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente-  Codema –  Helena Vilar , do gerente local da Ematerce, Evilásio Sousa, e outras autoridades. Na ocasião, foram entregues 40 mil mudas de sabiá, sendo que 33 mudas para os produtores de Várzea Alegre-CE e 7 mil mudas para produtores familiares de Lavras da Mangabeira-CE, Icó-CE e Umari-CE.

As mudas de sabiá foram doadas por um empresário e agropecuarista de Várzea Alegre-CE, que pediu para manter-se no anonimato. A Ematerce e as Secretarias Municipais de Agricultura e a do Meio Ambiente estão distribuindo, gratuitamente, para os pequenos agricultores familiares que queiram desenvolver, em suas unidades de produção agrícolas, áreas de reflorestamento com sabiá.

A planta de sabiá é considerada nobre, servindo para recompor as matas devastadas, diminuindo, assim, a desertificação através de um ,reflorestamento, orientado pelos técnicos da Ematerce. A planta de sabiá é importante também na formação de pasto apícola e de “cerca viva”, contribuindo para preservação do meio ambiente e produção de madeira, especialmente, estacas para cercas, afirma o gerente do escritório local da Ematerce, Evilásio Sousa.