Ematerce destaca ações extensionistas de preservação no Dia da Caatinga

28 de abril de 2021 - 08:02 # # #

Antonio José de OIiveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no Dia Nacional da Caatinga, celebrado, anualmente, em 28 de abril no Brasil, vem desenvolvendo ações impactantes, no semiárido cearense, orientando os agricultores, os de base familiar, seu público-alvo, a adotarem práticas conservacionistas, em se tratando de recursos naturais, como hídrico e solo, com vistas ao equilíbrio ambiental. Afinal, a Caatinga é um bioma único do Brasil, ocupando, aproximadamente, 11% do território nacional. O dia 28 de abril é em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho (1908 – 1989), um dos pioneiros nos estudos ambientais no Brasil.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo Nizomar Falcão Bezerra (foto acima), lotado na Gerência de Apoio Técnico da Ematerce (Geate), no Centro Gerencial, em Fortaleza-CE, a Caatinga abrange os estados brasileiros: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Afirma, também, que a Caatinga é o ambiente de trabalho dos extensionistas da Ematerce, na sua ação de prestar assessoria técnica, não desassociando a Agricultura do ambiente climático. Uma das preocupações dos extensionistas da Ematerce é que a Caatinga vem sofrendo agressões secularmente. O bioma, historicamente, tem sido desmatado, de forma acelerada, para aproveitamento de lenha das espécies nativa, quase sempre explorada de forma ilegal e insustentável.

Legenda: Eis a árvore Umbuzeiro, símbolo da Caatinga.

Informa, igualmente, Nizomar que essa exploração desenfreada, seja para fins domésticos e industriais, assim como no sobrepastejo e na conversão para pastagens e agricultura, tem ultrapassado os limites toleráveis, causando desertificação. “Isso se deve em muito, à falta de uma Ater intensiva, que desperte, no agricultor, o sentido da preservação, à medida que é possível produzir de forma sustentável”, declarou.

Sobre a atuação da Ematerce, na preservação da Caatinga, ressalta que a empresa busca apoiar todas as iniciativas, que visam criar mais unidades de conservação, no bioma, além de promover alternativas, para o desenvolvimento sustentável, pela distribuição de essências nativas e adaptadas, para recomposição dos ambientes paisagísticos.
Dia Nacional da Caatinga.

Legenda: A presença de abelhas, em uma das árvores da Caatinga, que contribui, também, para a preservação ambiental.

OFICIALIZAÇÃO DA DATA

A data foi oficializada, por intermédio do Decreto de 20 de agosto de 2003, que determina que, anualmente, em 28 de abril, seja comemorado o Dia da Caatinga no Brasil. Consta, ainda, do Decreto, que a responsabilidade, para a promoção e organização de ações próprias, visando conscientizar a população, a respeito da importância desse bioma, compete ao Ministério do Meio Ambiente.
Importante salientar que, segundo divulga o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Caatinga é o único bioma 100% brasileiro e um dos biomas mais povoados (são mais de 20 milhões de brasileiros, vivendo nos 850 mil km²) que representam cerca de 11% do território nacional, abrangendo todos os estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais.