Crato-CE: Ematerce e Fida/Caatinga realizam live sobre atendimento remoto

30 de abril de 2021 - 15:39 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório da Ematerce- Crato -CE

Os escritórios regional e local da Ematerce de Crato-CE realizaram, hoje, dia 30 de abril de 2021, das 9 h às 10 h, uma live, usando os aplicativos Zoom e Youtube, com todos os técnicos da empresa e participantes do  grupo de trabalho, sobre Atendimento Remoto aos Agricultores Familiares Durante a Pandemia.

A iniciativa baseou-se no resultado de uma pesquisa, realizada pelo Fida/Caatinga e contou com a participação de entidades de Ater de Pernambuco (Instituto Agronômico de Pernambuco), Emater do Piaui, Assessoria de Organizações Populares Rurais – Sasop -, da Bahia e Cetra (Centro de Estudos e Assessoria ao Trabalhador). A live foi coordenada pelo gerente do escritório da Ematerce do Crato-CE, Engenheiro Agrônomo, Antônio Porto.

 Entrega de frutas e verduras pelo sistema drive thru, funcionando nas dependências do parque de exposições do Crato-CE.

A abertura da live foi feita pelo diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, e contou com a participação de 167 técnicos de escritórios e assessores estaduais da Ematerce.

A abertura da live feita pelo diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – escritório do Crato-CE, cidade localizada no sul do Ceará, região metropolitana do Cariri, distante 550 quilômetros de Fortaleza-CE, participou, no ano de 2020, no mês de outubro, de um estudo sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater Remota – contemplando dados de antes, durante e  pós-período da pandemia ( Covid-19), perspectivas e ações futuras, diante de um novo normal, para a comercialização de produtos, oriundos da Agricultura Familiar.

Entrega de frutas e verduras, pelo sistema drive thru, funcionando nas dependências do parque de exposições do Crato-CE.

Com esse objetivo, à época, estiveram na comunidade do sítio Corujas, município do Crato-CE, o gerente local da Ematerce do Crato-CE, Antônio Porto, a agente de Ater, Anaísa Domingos, e o consultor e representante do Fundo Interamericano de Desenvolvimento Agrícola – Fida/Caatinga – Afonso Cavalcante Fernandes, para conhecerem “in loco”  um trabalho a respeito do atendimento remoto, praticado pela comunidade e orientado pela Ematerce  aos seus clientes neste momento de pandemia. Durante a visita, foram entrevistados os  representantes da Feira de Produtos da Agricultura Familiar – Fepaf – Crato-CE, agricultores Ronaldo Góis e Francisca Eufrásio, quando falaram sobre a análise  metodológica, utilizada pelo grupo, além das informações prestadas pelos dois representantes da Ematerce.

No mês de Abril de 2021, foram disponibilizados os dados através da produção de dois trabalhos técnicos, intitulados: Práticas de Ater Remota no Contexto da Pandemia da Covid- 19: Potencialidades, Desafios e Recomendações .

Como resultados das visitas, verificou-se que a comunidade absorveu totalmente a ideia, para implantar as ações necessárias para o atendimento “online” a clientes e consumidores dos produtos agroecológicos, produzidos pelo grupo. O trabalho foi realizado, por intermédio  de dois grupos no “WhatsApp”, denominados Fepaf Crato e Fepaf Entrega em Domicílio, contando, atualmente, com 235 participantes, entre técnicos, agricultores e consumidores.

Houve uma grande adesão de clientes ao projeto, pelo atendimento “online” e pela modalidade “drive thru”,  atendendo às necessidades de logísticas das famílias produtoras e consumidoras, para se adequarem a essa nova metodologia de comercialização direta, ponderou o produtor Ronaldo Góis, um dos entrevistados.

A entrevistada Francisca Eufrásio, conhecida como Dona Tica, falou sobre  importância da feira de produtos agrícolas  e sobre a nova metodologia de entrega em domicilio, para que a comercialização dos produtos fosse realizada, a contento, e finalizou, falando do êxito da Feira de Produtos da Agricultura Familiar- Fepaf/Crato-CE, idealizada e incentivada pela  Ematerce.

As visitas, realizadas pelo grupo de trabalho, nas comunidades, contribuíram para uma análise mais profunda dos resultados, obtidos pelos agricultores familiares participantes, o que  resultou na realização   da videoconferência (live), com o tema:  Ater Remota:Perspectivas para Incremento das Ações Extensionistas, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo e gerente local da Ematerce do Crato-CE, Antônio Porto, no  dia 30 de Abril de 2021.

Na primeira fase do trabalho, foram citadas experiências exitosas nos estados do Ceará: Ematerce (sistema “online” de técnicos plantonistas através do chat) e Cetra – Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, no Ceará, (uso de cadernetas agroecológicas), em   Pernambuco, por meio da ONG Caatinga – Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas, (experiência remota  por rádioweb) e do Instituto Agronômico do Pernambuco – IPA- (uso do WhatsApp).

Em Moçambique: Clínica de Plantas em Ater Remota; e na Colômbia, pela da Fundácion Capital (uso do aplicativo chamado Com-Héctor, com técnicos e especialistas). Participaram ainda ,nesta primeira fase, o Icomrádio (sistema de rádio), o Sasop – Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais, na Bahia (Programa de Rádio).

Na segunda fase, foram escolhidas as experiências exitosas dos órgãos: Ematerce, através da Feira de Produtos da Agricultura Familiar – Fepaf – Crato-CE, com a experiência de vendas em delivery e drive thru. O Cetra, no município de Sobral – CE, Sítio Croatá: monitoramento dos resultados dos quintais produtivos, por meio das cadernetas agroecológicas; IPA: Experiência de Comercialização da Comunidade de Lajedo-PE. (WhatsApp). A ONG Caatinga contribuiu com vídeos, cujos conteúdos foram obtidos em entrevistas com diversos agricultores familiares, sobre práticas de manejos  agroecológicos  e  experiências  realizadas,  em  seus  agroecossistemas (Yotube e Instagram).