Pentecoste: Ematerce local orienta e incentiva o plantio de palma forrageira

20 de maio de 2021 - 08:30 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O gerente do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no município de Pentecoste, Francisco Lopes Santos, e o secretário de Agricultura Municipal de Agricultura, Wesley Araújo da Mota, visitaram, no dia 18 de maio de 2021, três comunidades, assistidas pela empresa, sendo uma delas a comunidade Boa Vista, na propriedade do agricultor José de Paula Firmiano de Sousa, beneficiário do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), cuja distribuição de sementes aos agricultores familiares é realizada pela Ematerce.

Legenda: O plantio de palma forrageira vem sendo incentivado pela Ematerce, nas propriedades assistidas, no Semiárido cearense.

De acordo com Francisco Lopes, em 2020, o agricultor José de Paula recebeu do Programa Hora de Plantar um total de 5.000 raquetes de palma forrageira, variedade ” Orelha de Elefante”, e plantou-as em uma área de 0,50 hectares. Acrescentou que, atualmente, após 1 ano e 3 meses de idade, apresenta bom desenvolvimento vegetativo e com ótimas condições de corte. Vale ressaltar que, em 2021, esse agricultor foi contemplado com a mesma quantidade de palmas forrageiras, ou seja, 5.000 unidades, estando, depois de 63 dias de plantada, com ótimas condições de desenvolvimento vegetativo.

Legenda: Extensionista, secretário municipal de Agricultura e agricultor familiar afirmaram estar satisfeitos com o desenvolvimento da palma forrageira na propriedade visitada.

Ao visitar o plantio de palmas forrageiras, o secretário municipal, Wesley Araújo, elogiou e parabenizou a Ematerce local pelo trabalho executado e afirmou estar satisfeito com a parceria com a Ematerce, cuja ação conjunta contribui para aumentar a produção de alimentos, para o rebanho de Pentecoste, mediante o incentivo aos agricultores familiares, no tocante ao plantio de palma forrageira, sobretudo em época de seca.

Legenda: O gerente da Ematerce, Francisco Lopes, destaca o ótimo desenvolvimento do plantio da palma forrageira na propriedade do agricultor Zé do Alfredo, em face de ele seguir as orientações técnicas repassadas.

Por sua vez, o agricultor Zé do Alfredo, como é conhecido, está entusiasmado com a palma forrageira, por ser uma planta, bastante útil, para o município, o Estado e o Nordeste, destinada à alimentação animal, além de poder tornar-se uma vantajosa fonte de renda. Ele, durante a visita ao plantio, disse estar pensando em produzi-la, em maior quantidade, para comercialização entre os entre os criadores locais. Em seguida, mencionou ser a palma forrageira um alimento energético e que contém boa quantidade de água.