Bovinocultura: Ematerce fortalece produção de leite em Santana do Acaraú

24 de maio de 2021 - 06:39 # # # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Santana do Acaraú tem uma cadeia produtiva de leite forte, sendo a segunda maior bacia leiteira da região, onde os produtores são beneficiados juntos a programas do governo, através do Hora de Plantar, por meio da palma forrageira, raquete de palma, na forma de estratégias alimentares por meio do fornecimento do forro que são alternativas de *volumoso.

Com o aumento de incentivos à produção leiteira no Estado, como o fornecimento de palma forrageira, sorgo, tanques de leite, entre outros, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) tem criado uma rede de produtores com o objetivo de reestruturar e fortalecer a bacia leiteira da região norte do Estado.

Tanque para armazenamento de leite.

Os produtores leiteiros do município produzem 12 mil litros de leite/dia, onde 7 mil litros de leite/dia pertencem ao grupo Aliança do Vale. Um desses produtores é João Hermeto, associado ao grupo Aliança do Vale que conta com 20 criadores de vacas leiteiras. Dispondo de 17 vacas da raça Gir e Girolanda, o produtor João chega a produzir cerca de 300 litros de leite/dia, com uma produção média de 30 kg de leite por vaca.

Vacas leiteiras da Raça Gir e Girolanda.

O leite produzido é vendido para fábricas de laticínios e produção de produtos derivados do leite.

Caminhão tanque fazendo a coleta do leite para uma fábrica de laticínios em Pentecoste.

Para que os animais possuam uma alta produtividade, é necessário uma boa alimentação que foi implementada no município por meio da Ematerce, como explica o extensionista Lopes Vieira no vídeo abaixo:

(Entrevista do técnico da Ematerce Lopes Vieira e o produtor João Hermeto – Clique aqui.)

A qualidade da alimentação dos bovinos de corte tem impacto direto na valorização dos animais, tornando-os diferenciados no mercado. Confira a entrevista abaixo do produtor João.

(Entrevista João Hermeto – Clique aqui.)

“Aqui o apoio que a Ematerce tem dado ao grupo e aos produtores que vivem da atividade pecuária e leiteira no município de Santana do Acaraú é basicamente no fornecimento de volumoso, que seria a introdução da palma forrageira dentro do município. Só esse ano nós entregamos mais de 240 mil raquetes e de uns 4 anos pra cá nós entregamos perto de 1 milhão de raquetes no município de Santana do Acaraú”, explica o técnico Lopes Vieira.

Tanques de leite

Com vistas a acomodar e armazenar o leite produzido pelos produtores da região, o município de Santana do Acaraú conta, atualmente, com 25 tanques de expansão para o armazenamento do leite, onde 5 foram distribuídos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e os demais são de propriedade privada.

A maioria dos tanques possuem capacidade para armazenar 2000 litros de leite, como é o caso do tanque da fazenda do pecuarista Irandyr ferreira gomes, na comunidade Morro dos Carmos que possui 12 vacas leiteiras. O tanque do produtor atende a um grupo de 6 produtores de leite.

O produtor fala, com entusiasmo, o apoio que tem recebido da instituição e da inovação ao trazer a palma forrageira para a alimentação do gado. Confira abaixo a entrevista do produtor Irandyr:

(Entrevista Irandy Ferreira Gomes, clique aqui.)

 

Hora de plantar fortalecendo a alimentação bovina

Através do Programa Hora de Plantar, o produtor Irandy recebeu raquetes de palma forrageira, o que possibilitou um incremento maior na produção de leite de todos os produtores da região, como explica o técnico Caio Vasconcelos, confira a entrevista abaixo,

(Entrevista Caio Vasconcelos – Clique aqui.)

>> Vocabulário

* Volumoso = São os alimentos vegetais compostos de gracinhas e leguminosas. São os capins, milho, Sorgo e leguminosas forrageiras, silagem, feno, etc. Os concentrados são os farelos de soja, torta de algodão, farelo de trigo, milho em grão entre outros.