Irapuã Pinheiro: Ematerce fortalece agricultura familiar em 17 áreas plantadas

31 de maio de 2021 - 08:43 #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Uma das modalidades de plantio que está em evidência é a agricultura familiar, isso porque ela consiste de práticas ecologicamente menos agressivas ao meio ambiente, de modo a usar os métodos mais naturais possíveis.

Desse modo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vem acompanhando 17 áreas plantadas e instruindo agricultores familiares no município de Irapuã Pinheiro a melhorarem suas produções, além de prestarem assistência para prevenir pragas na plantação.

É o que acontece no plantio do agricultor e presidente da associação Bom Princípio, Francisco de Assis Amorim, que planta no quintal de sua casa as culturas de coco e graviola.

Nos 0.6 hectares de plantio das frutíferas, o agricultor exalta a importância do acompanhamento da Ematerce em uma técnica que evita o adoecimento da planta.

Plantação de graviola com técnicas ecológicas na defesa do fruto

(Entrevista De Assis, clique aqui.)

Comercialização

A associação Bom Princípio conta com 36 associados, onde cada um cultiva um tipo de plantação, são elas: coco, banana, goiaba, graviola e acerola. Para o presidente da associação, um dos objetivos dos produtores é construir uma estrutura de melhoramento de frutas.

“Hoje eu vendo a graviola a R$ 8/kg, com a unidade de melhoramento e processamento poderei vender a graviola em forma de polpa, onde o kg é R$ 20”, comenta o agricultor.

Outras culturas

Na propriedade da produtora Francisca Angélica, de 0.8 hectares, há três tipos de culturas tem, onde a agricultora utiliza técnicas de manejo sustentável, tanto no adubo como na preservação do plantio.

Plantação de goiaba

A agricultora Francisca Angélica comenta, com orgulho, a atuação da Ematerce no seu plantio. “Aqui eu planto Banana, goiaba e graviola e a Ematerce me ajuda em todo tipo de problema que eu preciso. As vezes nós temos dúvidas em como plantar e qual a melhor hora e os técnicos sempre nos ajudam da melhor forma possível”, explica.

(Entrevista Angelica, clique aqui.)

O agricultor Manoel Paes, produtor de Banana, já está na 3° colheita, onde produz, anualmente, mais de uma tonelada/ano. Para o presidente, Francisco de Assis, é satisfatório ter um produtor com esses resultados e destaca a importância da assistência técnica na produção e resultados dos agricultores.

Plantação de banana na propriedade do senhor Manoel

 

Técnicos da Ematerce que dão o suporte ao agricultor

(Entrevista Manoel, clique aqui.)