Mombaça: Ematerce capacita e fortalece a produção de mel no Estado

4 de junho de 2021 - 08:28 #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

O Estado do Ceará tornou-se um dos maiores produtores de mel do Nordeste. Segundo dados do IBGE, em 2019, o Estado produziu 2.677 toneladas de mel, o que representou 16,99 % da produção em todo o país.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) tem atuado em várias frentes, desde a capacitação, onde o produtor recebe orientações de como fazer o manejo correto dos apiários até a fase da coleta do mel.

Em Mombaça, no distrito de Massapê, os apicultores contam com 22 apiários, o que permite uma média de 25 a 30 Kg de mel por colmeia, a depender de outros fatores, como explica o técnico extensionista Francisco Filho, conhecido por “Chico Filho”.

De uniforme branco o apicultor Francisco e de uniforme azul o presidente da Ematerce Antônio Amorim.

(Entrevista Chico Filho, clique aqui)

Coleta do mel

Como visto no vídeo acima, alguns fatores são importantes para que haja uma boa colheita do mel. Para esta etapa é preciso alguns procedimentos e equipamentos. Antes de ter o contato direto com as colmeias é preciso estar com uma vestimenta especial, que permite o acesso as melgueras local onde ficam as abelas), pois elas evitam que você seja ferroado, já que as abelhas que se maneja é a do tipo Apis (possui ferrão), conhecida por africanizadas.

Apiário com abelhas do tipo Apis.

Outro equipamento necessário é o fumigador, um expelente de fumaça que, ao ser lançado na colmeia, deixam as abelhas mais “tranquilas”, pois a fumaça desorganiza o sistema de defesa, contudo, os apicultores utilizam uma técnica menos agressiva que consiste em jogar a fumaça de uma forma leve e abrir as caixas lentamente, uma forma de falar para as abelhas que não irá prejudicá-las.

Utilização do fumigador nas colmeias.

Extração do mel

Após a coleta das melgueiras, elas são separadas e levadas em caixas para a casa de mel, onde será feita a extração do mel.

 

Transporte das melgueiras com os favos de mel.

O primeiro procedimento a ser realizado é desopercular os quadros das melgueiras para que que p mel possa ser retirado.

No segundo momento as melgueiras são postas em uma centrífuga, onde será retirado o mel e coletados em recipientes de 20 litros.

Melgueiras na centrífuga para a extração do mel.

Na terceira etapa o mel é levado para a decantação, processo que consiste em deixar o mel em repouso por 72 horas, aproximadamente. Este processo serve para a purificação do mel.

Máquina para decantar o mel.

Um dado importante: por se tratar de abelhas do tipo Apis, é recomendável que as colmeias estejam, no mínimo, a 500 metros de distância de alguma residência, pois elas são agressivas.

Para mais fotos, acesse nossa galeria clicando aqui.