Iguatu: Ematerce orienta, com sucesso, agricultores pelo WhatsApp

16 de junho de 2021 - 09:43 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), há 31 dias, iniciou o atendimento remoto aos agricultores familiares do município de Iguatu-CE, mediante o uso da ferramenta WhatsApp. Ressalte-se que, nesse período, foram realizadas 149 solicitações, dentre as quais orientações, sobre a assistência técnica agropecuária e gerencial, Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/DAP), além de solicitação de cadastro no Programa Hora de Plantar, documentos para aposentadoria e outros assuntos de seus interesses.

De acordo com Jorge Luiz Alves da Silva, assessor regional da Ematerce, no Centro-Sul, tudo é realizado, sem que o agricultor (a)  deixe os afazeres, ou se deslouque, percorrendo, às vezes, muitos quilômetros, até ao escritório da Ematerce. Menciona que essa modalidade de atendimento proporciona-lhes agilidade, conforto e a otimização.

Em seguida, frisou terem sido atendidas 106 pessoas, observando-se que (os) agricultores (as) familiares, que não dispõem da ferramenta (WhatsApp), estão solicitando aos representantes da comunidade/associação, para serem intermediários, no autoatendimento, o que, em tempos de pandemia, reduz o número e a circulação deles, no escritório da Ematerce, fato que lhes proporciona segurança sanitária, sem falar da segurança, por parte dos extensionistas, responsáveis por alguma modalidade de atendimento presencial.