Ematerce visita trabalhos no interior do Estado com foco na reestruturação das ações e tecnologias

2 de agosto de 2021 - 11:02 #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

As visitas ocorreram de 19 a 30 de julho na presença dos consultores da MBS, da diretoria técnica e o presidente da instituição que ouviram os agricultores assistidos pela Ematerce, além dos gerentes regionais e locais.

 

26 de Julho – Segunda-feira.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), inicio as visitas a campo com o objetivo de escutar os agricultores e avaliar o que pode ser melhorado no processo de atendimento, tecnológico e melhorias internas. O primeiro destino foi o município de Baturité. Na ocasião foi visto o potencial do agro turismo na região e algumas atividades agrícolas que a Ematerce acompanha.

27 de Julho – Terça-feira.

Visita a comunidade Pirangi, no município de Itapipoca. Na primeira visita escutou-se o agricultor Raimundo José, que em sua propriedade foram plantadas, com o auxílio do técnico da Ematerce, Claudio Matoso, mudas de cajueiro anão precoce. Hoje o produtor chega a colher 20 toneladas de castanha por período de safra.

Coleta de 150 kg de castanhas.

Além dos cajueiros, foram plantadas mudas de mandioca da variedade pretinha, o que gera emprego e renda para os agricultores locais na hora do plantio e na hora da colheita e preparo da raiz para a casa de farinha.

Casa de farinha de mandioca.

Posteriormente visitou-se um abatedouro de frango, obtidos com recursos do Projeto São José 3 (PSJ III). O empreendimento tem capacidade para abater 8 mil frangos por turno e, ao entrar em atividade, poderá beneficiar todos os criadores de frango da região.

O equipamento é uma das formas que a Ematerce realiza para fomentar a economia do pequeno e médio produtor.

Diretoria técnica e presidente da Ematerce em vista ao abatedouro de frango.

28 de Julho – Quarta-feira.

O dia foi de visitas aos produtores da comunidade São Domingos, no município de Sobral. Durante a passagem da comitiva da Ematerce, os consultores conheceram o Núcleo de Irradiação Tecnológica (NIT), onde se pode observar as tecnologias utilizadas para aperfeiçoar a agricultura em um pequeno espaço.

Reunião na comunidade São Domingos.

Outro atrativo deu-se ao projeto Cabra nossa, que hoje atende a 226 famílias em 18 comunidades, onde 36 famílias são assistidas pelo projeto somente em Sobral.

Projeto Cabra Nossa.

29 de Julho – Quinta-feira.

Seguindo pela região da Ibiapaba, visitou-se 2 grandes destaques que são auxiliados pela Ematerce. No primeiro momento conheceu-se a COAPOI (Cooperativa agropecuária dos produtores orgânicos da Ibiapaba).

Os cooperados produzem alimentos da agricultura familiar 100% orgânico e abastecem os municípios de Fortaleza, Sobral e Petrolina (Pernambuco) e vende para os mercados dos Estados de Maranhão e São Paulo.

A cooperativa conta hoje com 30 sócios e realizam vendas instituvionais atarvés dos programas Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), embora atendam ao mercado institucional, apenas 20% do faturamento da cooperativa advém das vendas para o Governo.

A cooperativa possui um total de 26 hectares, 11 implementos pelo PSJ e mais de 40 produtos que são produzidos pelos produtoroes.

Couve orgânico produzido pela cooperativa.

A visita seguinte foi à Associação Comunitária Filhas de Santa Luzia, na comunidade Campo de Colve. Uma associação que conta com o trabalho exclusivo de 53 mulheres e foram contempladas com 2 projetos: Uma panificadora e uma indústria de polpas de frutas.

Na panificadora as produtoras vendem bolos, biscoitos e pães de macaxeira, esse projeto teve, em parte, o financiamento do Banco do Nordeste, através do microcrédito destinado a cada produtora,

Panificadora da associação.

A indústria de polpas produz mais de 20 sabores diversos, onde 5 são coletados na própria comunidade, sendo elas: acerola, manga, goiaba, maracujá e cajá.

Através do Programa Hora de Plantar a comunidade recebeu, em 2020, 4 mil mudas de acerola, o que fortaleceu a produção e incentivou as produtoras a darem sequência nesse empreendimento.

Agroindústria de polpas.

30 de Julho – Sexta-feira.

Finalizando a jornada de visitas, pela manhã, no município de Crateús, realizou-se uma reunião com os gerentes a fim de escutar propostas de melhorias para a instituição.

Reunião em Crateús, no auditório Gilmar Pereira de Sousa.

 

Para visualizar mais fotos das visitas, acesse nosso Facebook.

Clique aqui: Facebook