Apuiarés: produtor rural assistido pela Ematerce produz 450 pés de alface hidropônico

6 de agosto de 2021 - 10:17 # # #

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) de Pentecoste, visitou, ontem (05/08), o agricultor familiar, Lucivânio Jeferson, do projeto de assentamento Grude no município de Apuiarés.

Na ocasião, o gerente Local, Francisco Lopes Santos, o Agente Rural, Raul e o técnico Luizinho, do Posto avançado da Ematerce e da Secretaria de Agricultura de Apuiarés, acompanharam uma área de alface hidropônica, onde o agricultor está com um sistema montado com cinco bancadas que produz 450 pés de alface.

Produção de alfaces hidropônicos.

No momento o agricultor está abastecendo o mercado local, mas tem pretensão de ampliar a sua comercialização, aumentando a área para vinte bancadas. Inclusive, o agricultor já fez o seu cadastro no Portal de Produtos da Agricultura Familiar para ter um número maior de vendas e aumentar o alcance de sua produção.

O agricultor está muito satisfeito com o seu empreendimento e, segundo ele, a intenção é aumentar a área não só com alface, mas com a implantação de outras olerículas (legumes), pois seus esforços estão dando resultados satisfatórios.

Alface Hidropônico

A produção de alface utilizando a técnica hidropônica baseia-se na não utilização do solo para o cultivo, mas no uso de uma estrutura específica, elevada, e que conta basicamente com sol e água. Estas são, de maneira simplista, as características de um sistema hidropônico, que tem se revelado como opção cada vez mais recorrente entre produtores e até mesmo para ambientes domésticos. Isso, pelo fato do sistema revelar melhor rendimento e reduções de ciclo em comparação ao cultivo tradicional, sobretudo na produção de alfaces.