Ematerce: tem muito a ver com o Dia da Árvore, orientando plantio

21 de setembro de 2021 - 08:41 # # #

Antonio José de Oliveira Jornalista e Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

No Dia da Árvore, 21 de setembro de 2021, a Ematerce tem muito a ver, também, com essa data. Isso, devido às orientações técnicas, numa troca de saberes, feita aos agricultores e agricultoras familiares, seu público-alvo, incentivando-os (as) a plantar e a conservar árvores, em suas propriedades rurais, principalmente ao longo dos cursos de córregos, rios, açudes, lagoas e outros mananciais.

Pomar de cajueiro, planta que refloresta os sertões nordestinos e gera riqueza para os produtores rurais e suas famílias.

O principal objetivo das ações extensionistas da Ematerce, neste importante dia, é mostrar aos agricultores e agricultoras a importância de preservarem árvores, mostrando-lhes o quanto as plantas são fundamentais para a existência do planeta Terra. Vale destacar, também, que a data foi escolhida, para celebrar a chegada da Primavera no Hemisfério Sul.

O trabalho da Ematerce vai além do plantio e da preservação de árvores, pois presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores e agricultoras, no tocante ao plantio correto de várias culturas, desde o preparo do solo, a sua conservação e os tratos culturais e colheita, para evitar prejuízos. Outra recomendação dos extensionistas refere-se ao uso não abusivo de agrotóxicos, pois poluem a natureza, ou seja, a flora, a fauna e os recursos hídricos.

Legenda: Técnico da Ematerce, Engenheiro Agrônomo  José Eliaci Peixoto,  (lado direito da foto) orienta e acompanha o plantio correto das lavouras com o agricultor assistido.

Às pessoas, que, conscientemente, plantam árvores e conservam-nas, a Diretoria Executiva da Ematerce, nas pessoas do presidente Antonio Rodrigues de Amorim, do diretor técnico Itamar Lemos Marques, e do diretor administrativo e financeiro Inácio Mariano da Costa, não somente as parabeniza, bem como deseja-lhes que continuem com essa nobre missão, colaborando para o prolongamento da vida, no Planeta Terra, lembrando-lhes, igualmente, serem as árvores o maior símbolo da natureza, haja vista, como é do conhecimento de todos, proporcionarem sombra para o descanso, frutos para a alimentação humana e animal, sem falar que mantêm a umidade do ar diminui a poluição e possibilita uma vida mais saudável.