Mucambo: Ematerce realiza demonstração de método para multiplicação de enxames

29 de setembro de 2021 - 09:19 # # #

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio do escritório local de Mucambo-CE, realizou, no dia 28/09/2021, uma DM (Demonstração de Método), sobre a multiplicação de enxames de abelhas Apis Melifera, para os produtores da comunidade Poço Verde. A ação extensionista teve como principal objetivo aumentar seus conhecimentos, no tocante à criação de abelhas, para aumentar seus enxames, sem depender de capturas, pois, além de levar mais tempo, a captura é um método perigoso, dependendo do local

Legenda: Zootecnista Ivo com agricultores.

De acordo com informações da Zootecnista Thays Paulina Martins, a prática ocorreu, no apiário do agricultor Cícero Félix de Sousa, onde, inicialmente, os Zootecnistas e Agentes Rurais da Ematerce, Thays Paulina Martins e Ivo Azevedo Parente, falaram acerca do que é a multiplicação de enxames e como ela deve ser realizada, mostrando sua importância para o aumento dos enxames e, consequentemente, o aumento da produção, visto quanto mais colmeias povoadas, mais mel irá ser produzido. Presente, também, o apicultor João Neto.

Na ocasião, foi destacado o manejo de multiplicação, o qual consiste em pegar quadros de ninhos, com diferentes fases de postura de diferentes colmeias, para que as abelhas produzam uma nova rainha e, dessa maneira, formem um novo enxame. Após a multiplicação, os técnicos realizaram uma revisão em todas as colmeias, verificando se existem algum problema, para ser corrigido e a necessidade de cada colmeia.

Legenda: quadro com postura de abelhas e várias abelhas aderentes.

Observaram, também, os técnicos da Ematerce que, dentre os problemas, viram colmeias, expostas ao sol; abertura da entrada do ninho muito grande; cera velha e escassez de alimento. Vale salientar que, para os problemas, apontados, os técnicos prestaram orientações, para solucioná-los. Todos os esclarecimentos objetivaram a melhoria, no conforto das abelhas, para que não se sintam ameaçadas e não enxameiem, e, com a chegada de uma nova florada, aumente sua produção.

Legenda: quadro com cria, abelhas aderentes e a rainha.

Prosseguindo, Thays acrescentou que, com a multiplicação, espera-se que os apicultores tornem-se aptos a aumentar seus enxames, de forma rápida e fácil, sem perder tempo, capturando enxames, sem arriscar a vida em locais perigosos. Em termos de revisões, espera-se reduzir o número de perdas, por enxameação, visando preparar e manter as colmeias, para a safra de 2022, pois as abelhas quanto mais fortes, mais produzirão.

 

Antonio José de Oliveira

Jornalista e Assessor de Comunicação Social.

E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone: (85) 3217.7872